Manuela Fonseca
«Aplico o ‘DISC’ em todos os processos de recrutamento e seleção.»

A responsável de recursos humanos da Carclasse – concessionário de marcas automóveis como Mercedes-Benz, smart, Range Rover, Land Rover e Jaguar –, fala da «Certificação DISC», que conseguiu através do International DISC Institute (INTERDISC). Trata-se de um método de avaliação do comportamento das pessoas num determinado ambiente, tendo como base a teoria desenvolvida pelo psicólogo William Moulton Marston. A avaliação deve o seu nome ao facto de mostrar que existem quatro traços básicos de comportamento nas pessoas: dominância (D, dominance), influência (I, influence), estabilidade (S, steadiness) e conformidade (C, conscientiousness).

Texto: Redação «human» (com o apoio de Powercoaching)

 

Qual é a sua opinião sobre a captação e o desenvolvimento do talento nas empresas?

A captação do talento depende fundamentalmente do posicionamento das empresas no mercado, na sociedade ou na comunidade e perante os seus colaboradores. As empresas devem assumir no seu eixo estratégico uma verdadeira proposta de valor, quer para os talentos que pretendem captar, quer para os talentos que pretendem reter.

Como pode o «DISC» ajudar a sua organização nos processos de recrutamento?

Enquanto responsável de recursos humanos, aplico o «DISC» em todos os processos de recrutamento e seleção e em todos os assessments. O «DISC» tem-se revelado uma ferramenta incontornável na definição dos perfis «estrela» da Carclasse e na contratação de profissionais com perfis comportamentais semelhantes.

É certificada em «Análise Comportamental DISC» pelo INTERDISC. Quais são as mais-valias desta certificação a nível profissional?

A «Certificação DISC» dotou-me das competências necessárias para avaliar os perfis comportamentais dos colaboradores e candidatos de forma autónoma, reduzindo consideravelmente a margem de erro nos processos de recrutamento. Estou mais confiante com as escolhas dos profissionais que temos vindo a contratar.

E a nível pessoal? 

A nível pessoal trouxe-me um maior conhecimento sobre o meu comportamento natural e adaptado ao trabalho. É um espelho poderosíssimo. Posso afirmar que após a «Certificação DISC» redirecionei alguns focos da minha atenção.

 

»»» Manuela Fonseca é responsável de recursos humanos da Carclasse. Com mais de 20 anos de existência, a empresa é um dos maiores concessionários e oficina autorizada Mercedes-Benz em Portugal. Fruto da evolução sustentada do negócio, é também concessionário e oficina autorizada smart, Land Rover, Range Rover e Jaguar. Tem conhecido um desenvolvimento notável no sector automóvel nas últimas duas décadas, resultante da evolução sustentada da comercialização de viaturas e do serviço pós-venda, cuja qualidade e profissionalismo são amplamente reconhecidos pelos clientes.

 

Site da Powercoaching aqui.

 

 

Home