Exposição «Dear India»
Viagem à Índia autêntica e envolvente

O olhar da geração millenial numa viagem à Índia autêntica e envolvente. Trata-se de uma exposição que junta pela primeira vez a pintura de Carolina Piteira, o documentário de HumanEyes e a fotografia de Roberto Zampino. Deste projeto a três resulta também o lançamento de um livro solidário em que 100% do lucro das vendas reverte para a Fundação Pratham InfoTech.

Texto: Redação Human

 

De entrada livre, a exposição «Dear India», que cruza as perceções e emoções vivenciadas numa recente viagem ao país pelos artistas Carolina Piteira (pintura), HumanEyes (documentário) e Roberto Zambino (fotografia), está patente no número 134 da Rua da Conceição, em Lisboa. A par da exposição, os três artistas lançam também o livro «Dear India», cujo lucro total das vendas reverterá inteiramente a favor da organização sem fins lucrativos Pratham InfoTech Foundation.

Com «Dear India», Carolina Piteira, Guilherme Melo Ribeiro e Roberto Zampino propõem-se apresentar na capital portuguesa três olhares e três interpretações distintas mas igualmente complementares de paisagens, vivências e cultura indianas, manifestadas através da expressão que caracteriza a arte de cada um.

O resultado pode ser visto já a partir deste domingo na exposição ou guardado em casa se se optar por comprar o livro com o mesmo nome e que em 170 páginas reúne grande parte do trabalho dos três artistas.

Trata-se de um livro solidário que estará à venda na exposição e posteriormente também on-line, por 25 euros. Conta com textos da antropóloga Rosa Maria Perez e é prefaciado por K. Nandini Singla, embaixadora da Índia em Portugal.

Porque Carolina, Guilherme e Roberto acreditam que ter acesso à Internet é hoje ter o mundo nas mãos, escolheram apoiar com os lucros da venda do livro a Fundação Pratham InfoTech. Afiliada da Pratham, esta organização sem fins lucrativos atua na Índia junto das comunidades mais desfavorecidas, com o objetivo de reduzir o fosso digital, facilitar a adoção de tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação e dotar crianças e jovens desfavorecidos com as competências e as ferramentas que a atual economia global exige.

Vídeo abaixo.