Uma agenda para a inovação e o empreendedorismo social

A plataforma Portugal Agora apresenta amanhã, dia 20 de março, a partir das 18 horas, a «Agenda para a Inovação e Empreendedorismo Social em Portugal». Esta apresentação pública e conferência decorrerá no Espaço Ismaili, da Fundação Aga Khan (Avenida Lusíada, Lisboa), num evento que será o corolário de três meses de trabalho, em que se reuniram alguns dos maiores experts nacionais nesta área. O objetivo foi diagnosticar, definir prioridades estratégicas e propor um conjunto de medidas concretas não só para alavancar o ecossistema social – fundações, associações, instituições particulares de solidariedade social (IPSS), Estado, as empresas com os seus projetos de responsabilidade social e outros) – mas também com propostas em dimensões como educação, empregabilidade, cidadania, inclusão social, saúde, ambiente, envelhecimento ativo, etc. No fundo, uma agenda a executar pelos sectores público, privado e social, numa perspetiva de cooperação intersectorial.

A abertura e a apresentação da agenda estarão a cargo de Carlos Sezões e Filipa Pires de Almeida (da plataforma Portugal Agora), e como oradores estarão presentes Filipe Santos, professor na Católica-Lisbon e do INSEAD, Filipe Almeida, presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, Frederico Fezas Vital, chief executive officer (CEO) da Junior Achievement Portugal, e Sandra Silva, diretora geral da Mary Kay Portugal. A moderação estará a cargo de Margarida Pinto Correia, diretora de Inovação Social da Fundação EDP.

Carlos Sezões, coordenador da plataforma Portugal Agora, assinalou: «Pretende-se uma agenda estratégica que seja também inovadora e aplicável. Como tal, este trabalho não fica por aqui: vamos encetar contactos com entidades diversas com vista a promover estas estratégias e estas propostas e ser conectores de vontades e esforços para a sua implementação.»

A entrada é livre mediante inscrição prévia aqui.