«IV Semana da Empregabilidade do IPS»

A chamada quarta Revolução Industrial e os novos paradigmas do mercado de trabalho vão ser os grandes temas de mais uma «Semana da Empregabilidade do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS)», a decorrer entre os próximos dias cinco e nove de março, contando com a participação de mais de 100 empresas e organizações, nacionais e internacionais, naquela que é a maior adesão de sempre.

Nesta quarta edição, que espera receber mais de três mil participantes, entre estudantes e diplomados, professores do ensino superior, entidades formadoras e representantes do tecido económico regional, o IPS repete o programa já testado com sucesso em anos anteriores e que inclui várias oportunidades de contacto direto entre estudantes e potenciais empregadores, sendo uma das suas maiores apostas a promoção da empregabilidade.

Logo no dia de abertura, cinco de março, está prevista a atividade «À mesa com…», onde, tal como o título sugere, os estudantes do IPS têm encontro marcado com chief executive officers (CEOs), diretores de recursos humanos e empreendedores, podendo, num registo informal, esclarecer dúvidas sobre o mercado de trabalho e o processo de criação do próprio emprego. Ao todo, serão 20 as mesas de trabalho, estando aí representadas empresas como a NOS, a Aubay, a Microsoft ou a Deloitte.

Nos dias seis e nove, o programa é dedicado à discussão em torno dos grandes temas que marcam a atualidade do mundo empresarial, destacando-se a conferência «Transformação Digital: Oportunidades e Desafios», que se prevê possa contar com a presença da secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann. Na sexta-feira, dia nove, Guy Mercier, do grupo químico internacional Solvay, estará no IPS para abordar o tema da robótica aplicada à agricultura em Portugal.

Finalmente, a «Feira de Emprego», que é a componente mais apetecida da «Semana da Empregabilidade», decorrerá nos dias sete e oito de março, em tenda montada junto à entrada do edifício sede do IPS, no campus de Setúbal. Mais de 100 empresas e organizações já confirmaram a sua presença, em expositor próprio ou através de apresentações e sessões de recrutamento com os candidatos que enviarem os seus currículos até 25 de fevereiro. Mais informações sobre quem vai recrutar e quais as áreas procuradas podem ser obtidas por e-mail (empregabilidade.spe@ips.pt).

De assinalar que o IPS é atualmente a segunda instituição de ensino superior politécnico com a maior taxa de empregabilidade (93,5%).

 

Nota: foto GICOM-IPS