Opensoft recruta nas universidades

Empresa portuguesa especializada no desenvolvimento de software business critical, a Opensoft inicia este mês a «Opentour», o seu roadshow anual que percorre as principais universidades portuguesas e que já vai na oitava edição.

Nesta digressão, a Opensoft vai participar em feiras de emprego, apoiar eventos, fazer parcerias com universidades e organizar workshops sobre tecnologia, entre outras atividades.

Estão confirmadas presenças na «Semana Informática», do Instituto Superior Técnico («SINFO»), no «FISTA», do ISCTE, na «Careers Fair», da Universidade do Algarve, e nas «Jornadas Tecnológicas», da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa («JORTEC»), onde a Opensoft organizará também um hackathon, a 17 e 18 de março.

Mariana Sousa, diretora de recursos humanos da tecnológica, assinala: «Vamos apresentar a ‘SuperTeam Opensoft’ e procurar os alunos certos para a reforçar. É um grupo de acesso restrito, com entrada condicionada a regras apertadas, que se organiza para realizar ações excecionais, com dedicação, concentração e sentido do dever e de responsabilidade, com o intuito de solucionar situações críticas e em prol do bem de terceiros.»

Para a «SuperTeam» são recrutados alunos com pouca experiência no mercado de trabalho, mas que têm um potencial elevado para desenvolver competências na área da engenharia de software. «Apoiamos o desenvolvimento do potencial de cada um para que os seus superpoderes se aperfeiçoem», acrescenta Mariana Sousa.

É através da «Opentour» que a Opensoft entra em contacto com muitos dos futuros engenheiros de software que vão integrar a sua equipa, quando estiverem disponíveis para o mercado de trabalho. «Fomentamos essa ligação, partilhando mais informação sobre o que fazemos, e por vezes convidamos para uma visita de job shadowing à equipa da Opensoft», refere ainda a responsável, acrescentando: «Também possibilitamos a realização de estágios ou trabalhos de tese de mestrado na nossa empresa.»

Mais: «Esta aposta em levar a inovação para as faculdades gera interesse no trabalho da Opensoft e resulta em contratações. Anualmente, 70% do nosso recrutamento resulta deste contacto direto com alunos nas faculdades.»

Este ano a Opensoft pretende recrutar 30 novos engenheiros de software, num equilíbrio entre profissionais com e sem experiência. Na digressão, divulga o «Lightweightform», framework open source que possibilita a criação de formulários web de elevada complexidade (múltiplas páginas, centenas de campos e milhares de validações) e que utiliza tecnologias como «Angular», «Node.js», «HTML5» e «Kotlin».

Mais informação sobre recrutamento na Opensoft aqui.