O lado feminino da liderança

O Glow Woman Club (GWC) premiou na passada quinta-feira a melhor empresa com práticas no feminino e a melhor líder feminina de 2017. A empresa Castelbel e Carina Pinto da Costa foram nomeadas vencedoras, nas respetivas categorias. O evento decorreu na Quinta Espírito Santo, em Vila Nova de Gaia, e reuniu mulheres empreendedoras de norte a sul do país com o objetivo de promover a liderança no feminino e ajudar as empresárias a criarem redes de negócios.

A Castelbel, vencedora da distinção «Melhor empresa com práticas no feminino» é uma empresa portuguesa que fabrica e comercializa sabonetes de luxo e outros produtos perfumados, localizada do Grande Porto. Foi criada em 1999 e iniciou a atividade com apenas nove trabalhadores. Apostando simultaneamente na tradição e na inovação, foi crescendo e hoje tem mais de 150 trabalhadores, das quais 80% são mulheres, não por escolha deliberada, explicou Marta Araújo, diretora comercial da Castelbel, mas porque «escolhemos os melhores candidatos para o trabalho, independentemente do género». Ao agradecer o prémio, Marta Araújo revelou que o segredo está em «tratar todos por igual, porque a definição de feminismo não é as mulheres serem melhores do que os homens, é serem iguais».

O Olicargo SGM Logistics Group, uma empresa de referência no sector dos transportes e logística, foi distinguido com uma menção honrosa.

Também Carina Pinto da Costa, chief executive officer (CEO) do Grupo Pinto da Costa e Carriço, foi distinguida durante a gala como «Melhor Líder Feminina». Carina Pinto da Costa – que com o companheiro detém e administra o grupo, que atua nas áreas de hotelaria, restauração, fitness, saúde e bem-estar, imobiliária e moda – antecipa uma duplicação do atual volume de negócios e uma aceleração do crescimento a partir de 2019.

Isabel Martins, CEO da empresa Essência Completa, que recebeu o prémio em nome da vencedora, que não pode estar presente, descreveu Carina Pinto da Costa como «uma mulher determinada e com garra». E acrescentou: «Fernando Pessoa disse que quando Deus quer, o homem sonha, a obra nasce. Pois, quando a Carina quer, a Carina sonha e a obra nasce. É uma mulher tenaz e imparável.»

Os prémios foram atribuídos durante a gala de Natal da organização, que fez questão de dar continuidade às boas práticas na responsabilidade social, juntando-se à campanha solidária «O Sorriso da Sara”, coordenada pelo Movimento Lírio Azul.

Durante o evento foi sorteada uma mala, doada pela Loja Dion, de Póvoa de Varzim. O valor da venda das rifas reverteu totalmente para a campanha solidária, que pretende angariar fundos para fazer face aos elevados custos do tratamento dentário de uma jovem com epilepsia.

 

Glow Woman Club

O Glow Woman Club tem por missão promover a liderança no feminino e colmatar os desafios que se colocam ao tema. Agregador de todas as sinergias que um grupo de mulheres foi criando ao longo de quatro anos, é o colo onde projetos empreendedores e marcantes no e para o feminino encontram as condições para crescerem e se desenvolverem.

Marcas e projetos reúnem-se em torno do fio condutor, da missão e do legado do clube. O Glow Woman Club define, gere, planeia e concretiza as atividades das submarcas: Glow Lunch, Glow Branding You, Glow Academy, Glow Network e Peer Group.

Com uma rede de networking segmentada e identificada (mulheres empresárias e líderes dos 27 aos 50 anos), comunica direta e indiretamente com cerca de cinco mil empresárias em todas as ações realizadas no âmbito do Glow Woman Club.