Melhorar o desempenho de segurança

A Sonae Arauco decidiu colaborar com a DuPont Sustainable Solutions (DSS) para acelerar a sua transformação num líder mundial em desempenho de segurança.

A Sonae Arauco é o resultado de uma joint venture criada em 2016 entre a empresa portuguesa Sonae Indústria (uma multinacional com posição de destaque em produção de painéis derivados de madeira) e a empresa chilena Arauco (um dos maiores fornecedores mundiais de recursos florestais, com forte presença na pasta de madeira e nos mercados de madeira transformada).

A Sonae Arauco possui mais de 20 unidades industriais e comerciais em oito países de dois continentes e cerca de 2.800 funcionários. É um dos maiores produtores de painéis de derivados de madeira do mundo com produtos distribuídos por mais de 75 países. Embora a empresa tenha um compromisso assumido com um rigoroso desempenho de segurança, a equipa executiva decidiu ir mais além e tornar-se um líder mundial em desempenho de segurança. A colaboração com a DuPont é parte integrante deste processo.

José Rocha, diretor de saúde e segurança e gestão de risco, referiu: «A Sonae Arauco há muito que se comprometeu e trabalha arduamente para garantir a segurança dos seus trabalhadores e das suas operações. E, no entanto, há um forte desejo dentro da equipa de liderança para alcançar o próximo nível de segurança e maturidade cultural. Este esforço é-nos fundamental. Optámos por fazer esta parceria com a DuPont Sustainable Solutions com o objetivo de nos ajudar nesta transformação; acreditamos que podem garantir soluções à nossa empresa com vista a alcançar um padrão de reconhecimento mundial.»

A Sonae Arauco tem vindo a trabalhar para criar um local de trabalho sem incidentes e acredita que esta visão pode ser alcançada através de uma abordagem intransigente da segurança. A parceria com a DuPont Sustainable Solutions é parte integrante do compromisso da administração da Sonae Arauco de melhorar constantemente e consistentemente o seu sistema de gestão de segurança por forma a garantir a segurança dos funcionários, dos processos e dos equipamentos.

Cédric Parentelli, diretor executivo da DuPont Sustainable Solutions para a Europa e o Norte de África, assinalou por sua vez: «A DuPont vai mobilizar as suas melhores competências, a experiência enquanto dono-operador industrial e o seu know-how para garantir o sucesso deste projeto. Juntamente com a Sonae Arauco, desenhámos um programa detalhado de ações adaptadas e feitas por medida, juntamente com soluções mais amplamente testadas, como o programa ‘STOP’, e abordagens de ponta como ‘The Risk Factor’. Estamos ansiosos por trabalhar com a Sonae Arauco para mitigar os riscos específicos, o que, em última análise, lhes permitirá alcançar uma melhoria sustentável.»