Dicas SEAT
Para uma condução segura neste Natal

Em dias muito frios, usar um raspador para soltar o gelo dos vidros e ligar o ar condicionado para desembaciar. Se a árvore de Natal for muito grande, poderá colocar-se no tejadilho, desde que não ultrapasse a secção traseira do veículo em mais de 15% do seu tamanho. Em dias com maior densidade de tráfego, é recomendável alargar a distância de segurança para o veículo da frente e utilizar os assistentes de condução. São alguns conselhos da SEAT.

Texto: Redação Human

 

Almoços e jantares, compras ou visitas a familiares e amigos. Por muitos motivos, o Natal é uma das épocas do ano em que mais utilizamos o veículo. Devemos, por isso, assumir cuidados especiais ao volante. Até porque, nesta quadra festiva, o automóvel converte-se num precioso aliado para quase tudo. Como devemos transportar a árvore de Natal? De que forma se deve retirar o gelo dos vidros? Javier Delgado, engenheiro do Departamento de Segurança Passiva da SEAT, deixa-nos alguns conselhos.

– A árvore de Natal, como transportá-la? É impossível imaginar o Natal sem a emblemática árvore, mas antes de a comprar deve-se ter em conta as suas dimensões e como transportá-la no automóvel de forma segura, sem dificultar a visibilidade do condutor. Se for muito grande deverá ser transportada no tejadilho e não no banco traseiro. A árvore deve ser colocada com o tronco para a frente e, por lei, apenas poderá ultrapassar a parte traseira do veículo em 15% do seu comprimento. Para não causar estragos nem comprometer a segurança, deverá ser presa às barras do tejadilho através de cintas com esticador. É prudente conduzir devagar e evitar autoestradas.

– Como transportar os presentes de Natal? Para arrumar os embrulhos sem comprometer a segurança, estes devem ser colocados na bagageira e em nenhum caso sobre a chapeleira ou sobre o banco traseiro. Se o fizer, e no caso de uma travagem brusca a 50 quilómetros por hora (km/ h), um objeto de 30 quilos pode multiplicar o seu peso por 25, transformando-se numa massa com 750 quilos. Uma boa prática é colocar os volumes mais pesados em baixo e tão atrás quanto possível, colocando os mais leves por cima.

– Não conduzir de sobretudo Mesmo que as temperaturas sejam muito frias no exterior, não se deve conduzir demasiado agasalhado, nem com luvas ou cachecol. Dificultam a liberdade de movimentos e podem afetar a segurança. É preferível ajustar o sistema de climatização para uma temperatura de conforto de 22 graus centígrados.

– Qual é a melhor forma para desembaciar os vidros? Nesta época é muito natural que os vidros embaciem. Embora a solução mais popular seja a de esfregar um pano ou até as costas da mão no vidro, é mais eficiente ativar a função de desembaciamento da climatização do veículo, que através do ar condicionado retira a humidade do ar.

Chegar a casa em plena segurança Esta é uma das épocas com maior intensidade de trânsito. Por isso, os condutores devem reforçar as precauções ao volante e confiar nos assistentes de condução. Os assistentes de condução, como o Front Assist, podem detetar outros veículos e os peões, convertendo-se em preciosos aliados ao volante, capazes de evitar uma possível colisão.