«Thursday Night»
Filme português selecionado para os Estados Unidos

O filme português «Thursday Night», de Gonçalo Almeida, está selecionado para a competição de curtas-metragens do «Festival de Sundance», o maior festival de cinema independente norte-americano e um dos mais prestigiados do mundo.

Texto: Redação Human

 

Inspirada no álbum «Thursday Afternoon» (1985), de Brian Eno, a curta-metragem é um thriller fantástico protagonizado por duas cadelas: a dócil Bimbo, que uma noite recebe a visita da misteriosa Dakota para lhe entregar uma mensagem.

Gonçalo Almeida, o realizador, assinalou: «‘Thursday Night’ foi uma experiência importante para mim, na medida em que estava completamente fora da minha zona de conforto. Já tinha filmado com miúdos, armas, baratas, com tudo e mais alguma coisa, mas nunca tinha filmado com cães. Tem sido o filme mais visto que fiz até hoje e poder mostrá-lo num festival como o de Sundance tem uma importância extrema para mim.»

Estreado em julho deste ano no «XXV Curtas Vila do Conde», «Thursday Night» tem marcado presença em vários festivais de cinema no estrangeiro e em Portugal. Venceu o prémio «Melhor Curta-Metragem Portuguesa» na última edição do «MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa» e o prémio «Melhor Realizador» na secção «Horror Shorts» do «Fantastic Fest», em Austin, no Texas (Estados Unidos).

Gonçalo Almeida nasceu em 1986, em Santiago do Cacém. Estudou design gráfico e realizou alguns trabalhos como freelancer antes de se mudar para Inglaterra, onde estudou cinema na prestigiada London Film School. Desde então, dedica-se à realização de curtas-metragens e videoclipes em Portugal e no Reino Unido. Neste momento, encontra-se em pós-produção da sua primeira longa-metragem, «Faz-me Companhia».

Este festival de Cinema de Sundance decorrerá entre os dias 18 e 28 de janeiro de 2018, em Park City, no Utah (Estados Unidos).

O filme «Thursday Night», distribuído pela Agência da Curta Metragem, está a ser exibido este mês em várias localidades portuguesas no âmbito do ciclo de cinema internacional «O Dia Mais Curto».

Mais informações sobre o filme aqui.