Exposição escultórica de Nikos Floros
Maria Callas em Lisboa como Medeia

O espírito, a história e a imaginação dos gregos são evidentes na exposição de obras de arte esculpidas por Nikos Floros que estarão patentes de 30 de novembro a 15 de dezembro na Sociedade de Geografia de Lisboa. No âmbito do quadragésimo aniversário da morte de Maria Callas, Floros inspira-se no famoso papel da soprano como Medeia e trá-la a Lisboa 59 anos após sua apresentação no Teatro Nacional de São Carlos, em março de 1958.

Texto: Redação Human

 

Nikos Floros utiliza materiais de nossa vida quotidiana, que transforma em magníficas obras de arte originais. Os seus mosaicos e as suas formas escultóricas, justapostos com a energia das culturas primitivas de todo o mundo, produzem uma conexão transcendente e extática com a psique humana, algo que o artista procura evocar.

Através de sua obra de arte, combina elementos para fazer uma perceção alternativa: utilizando um meio muito moderno, o alumínio, junto com uma marca contemporânea e poderosa, a Coca-Cola, obteve uma nova forma de «tecido» e mosaico, para criar trajes escultóricos originais e retratos de mosaicos assombradores que evocam o poder e a influência de figuras históricas. Esses trajes escultóricos (símbolos do poder) dão forma artística a um material, um produto da sociedade moderna, desejando evidenciar a grande força que a autocracia que atualmente exerce o marketing e a publicidade sobre a pessoa comum.

Internacionalmente premiado, e tendo estudado na École des Beaux Arts, de Paris, Nikos Floros decidiu concentrar-se no papel emblemático da Medeia de Maria Callas, que a artista interpretou de forma inimitável, e nos argonautas, para mostrar a conexão deles com os exploradores portugueses que, como outros argonautas, dominam as ondas, em busca de destinos novos e distantes.

As criações surrealistas de arte pop do artista foram já exibidas em todo o mundo, incluindo museus importantes como o da Academia Russa de Belas Artes, em São Petersburgo, o Museu e Reserva Estatal de Tsarytsino (Moscovo), o Museu da Catedral Estatal de São Isaac (São Petersburgo), o Museu Nacional das Mulheres nas Artes (Washington), o Palácio de Hofburg (Viena) e o Teatro Comunal (Bolonha), entre outros.

O programa artístico da exposição será realizado pelo guitarrista grego Constantino Boulougaris, sendo que Athiná Titaki recitará sua poesia inspirada nesta temática. No final será servido um cocktail com delikatéssen gregas com assinatura da Taberna Grega Dionysos, de Lisboa.