Utilização de software empresarial

Mais de 88% das empresas em Portugal já utiliza software de gestão empresarial, o que representa um crescimento de 6,1 pontos percentuais face a 2014. Este crescimento está correlacionado com uma maior preocupação em competir num mercado cada vez mais global. Contudo, mais de 10% das que têm menos de cinco colaboradores ainda não possui ERP (enterprise resource planning).

As conclusões são de um estudo realizado em parceria pela Primavera BSS e a pela IDC ao tecido empresarial português. O estudo realizado este ano teve como base uma amostra representativa de mais de 4.500 empresas, que foram auscultadas ainda sobre investimento e consolidação, exportação e práticas internas de gestão (em particular as que têm suporte tecnológico) e ainda antiguidade da organização e número de colaboradores.

Em termos de sectores de atividade, a construção e os serviços são os únicos que registam ainda níveis inferiores a 90%. Das empresas que possuem soluções ERP, apenas 13% acede às mesmas através da cloud, devendo-se ainda assim este valor às pequenas organizações e aos sectores da construção e dos serviços.

Gabriel Coimbra, country manager da IDC Portugal, assinala: «Este estudo mostra de forma muito conclusiva que praticamente todo o nosso tecido empresarial já entende a importância da utilização de um software para a gestão empresarial, contudo verificamos ainda pouca maturidade no que toca ao conhecimento e à utilização dos modelos de licenciamento cloud, o qual é fundamental para uma maior agilidade e uma maior capacidade de internacionalização das empresas portuguesas

Por sua vez, Felicidade Ferreira (na foto), country manager da Primavera Portugal, destaca que os dados de adesão à cloud mostram que a transformação digital das empresas está a começar, mas a decorrer a bom ritmo, sublinhando ainda: «Na Primavera temos assistido a uma duplicação do negócio em cloud a cada ano que passa, por isso, apesar de ainda existir um longo caminho a percorrer, a cloud é sem dúvida o futuro, e é nessa tecnologia que estamos a colocar todos os nossos esforços, no sentido de acelerar a entrada das organizações nesse mundo digital, por forma a torná-las mais competitivas no mercado global.»

Quanto a modelos de preço, poucas empresas utilizam soluções gratuitas (menos de 5%), sendo que destas cerca de um terço pretende evoluir para uma versão paga.

A amostra do estudo é composta por 4.515 empresas, consultadas entre 23 de janeiro e 18 de abril de 2017 através de um processo de sondagem aleatória estratificada por dimensão e sector económico.  A amostra reparte-se por sector, que por sua vez discrimina por dimensão em termos de número de colaboradores. Das 4.515 organizações, 1.072 dedicam-se a distribuição e retalho, 785 à indústria, 513 à construção, 463 são gabinetes de contabilidade e 1.682 prestam serviços.