Winning ensina gestão científica aos mais jovens

A Winning Scientific Management, empresa de consultoria 100% portuguesa que se especializou nas competências de gestão científica, foi a vencedora do concurso público lançado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) para ministrar toda a componente da segunda fase da formação e tutoria no âmbito do programa «Empreende Já».

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, assinalou: «O programa ‘Empreende Já’ não se focou apenas no empreendedorismo tradicional, para a constituição de empresas que visam lucros. Saliento, particularmente, a possibilidade que o programa imprime de serem criados negócios no âmbito da economia social, uma vez que esta se encontra em franco crescimento no nosso país e é muito abrangente, possibilitando aos jovens o desenvolvimento de projetos, em variadas atividades, relacionados com as economias sustentáveis: economia verde, economia azul (também conhecida com ‘economia do mar’) e economia laranja (relacionada com as indústrias criativas). Na primeira edição do ‘Empreende Já’ temos um total de 15% dos projetos em torno deste tipo de negócio. Esperamos que a segunda edição, que já arrancou, possa também representar um crescimento no âmbito dos projetos de economia social. A primeira edição está a ser um sucesso e, seguramente, a segunda edição caminhará no mesmo sentido.»

Por sua vez, Leandro Pereira, chief executive officer (CEO) da Winning, que foi o coordenador pedagógico de toda a formação e tutoria ministrada aos jovens, referiu: «Na Winning consideramos este programa, como sendo de empreendedor para empreendedor. Na colaboração com a IPDJ, a Winning foi capaz de dar o seu exemplo de sucesso, como também de passar muito conhecimento, experiência e lições aprendidas a todos os empreendedores. Durante a fase de formação, os jovens tiveram contacto com as mais diversas matérias no âmbito da gestão científica: estudos de mercado; modelos de negócio; finanças empresariais; técnicas comerciais; motivação de equipas; inteligência emocional; marketing, entre outros. A primeira edição do programa encontra-se agora na fase de tutoria, onde a Winning está a ministrar acompanhamento personalizado aos 261 jovens para que elaborem os seus planos de negócios. Os projetos serão, posteriormente, sujeitos a avaliação, para seleção dos 90 projetos que terão, cada um, apoio de 10 mil euros, por parte do IPDJ.»

A Winning tem como missão reinventar, permanentemente, os modelos de negócio dos seus clientes aliando a inteligência competitiva à estratégia organizacional, sempre com foco na resolução dos problemas de mercado e atuando em antecipação à concorrência. O objetivo final é gerar ideias de negócio, facilitar os processos de tomada de decisão, reduzir os tempos de reação ao mercado e disseminar inteligência e inovação, assegurando a aprendizagem cumulativa das organizações, o que permite contribuir, ativamente, para uma crescente competitividade da economia nacional. Neste sentido, Leandro Pereira conclui: «No âmbito do ‘Programa Empreende Já’, estamos a formar os jovens empreendedores para que o seu sucesso resida no princípio e na missão de poderem ajudar a sociedade e a economia a resolver problemas de forma séria e rigorosa. A mensagem que passamos é muito simples: se formos úteis e se a sociedade nos vir como um agente que aporta valor, naturalmente, temos um contexto e um habitat favoráveis ao nosso negócio.”

O programa «Empreende Já», integrado na «Garantia Jovem» e parcialmente financiado pelo «PO ISE», apoia projetos que visem a constituição de empresas ou de entidades da economia social, a capacitação de jovens NEET (Neither in Employment nor in Education or Training), aumentando os seus níveis de empregabilidade, a constituição de empresas ou de entidades da economia social e a criação de postos de trabalho por e para jovens. A sessão nacional de promoção da segunda edição do programa «Empreende Já» realiza-se hoje, dia 13 de novembro, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, entre as 11 e as 13 horas, com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

Site do programa aqui.