«I Fórum de Pessoas e Organizações», em Braga

No passado dia 13 de outubro, o Núcleo Distrital de Braga do Pessoas@2020 realizou o «I Fórum de Pessoas e Organizações», na Associação Comercial de Braga (ACB). O presidente da ACB, Domingos Macedo Barbosa, deu as boas vindas aos mais de 100 participantes, seguindo-se a intervenção de Manuel Sousa Antunes, presidente do Pessoas@2020 – Fórum Pessoas e Organizações, que fez a abertura oficial do evento, apresentando a associação e os seus projetos a nível nacional, com destaque para o Quadro Estratégico para a Gestão de Pessoas (QEGP).

A primeira mesa redonda, sobre o tema «Pessoas no Centro da Organização», teve uma palestra inicial assegurada por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal Braga. Com moderação de Manuel Sousa Antunes, a mesa contou com a participação de António Carlos Rodrigues, presidente do Conselho Administração da Casais Engenharia e Construção, Ricardo Costa, chief executive officer (CEO) do Grupo Bernardo da Costa, João Pias, diretor geral da ICM/CC (Grupo Primor), e Maria da Graça Ribeiro, diretora de recursos humanos da Câmara Municipal de Braga.

Os oradores debateram os resultados do estudo promovido pelo Pessoas@2020 sobre os desafios da gestão de pessoas em Portugal, com particular incidência para a motivação das pessoas e das equipas, para a ultura de equipa e para as competências da liderança de topo. Todos assumiram que a maior parte das empresas do tecido empresarial português, fundamentalmente composto por pequenas e médias empresas (PMEs), não estão preparadas para lidar com os desafios descritos. Aludindo aos temas do fórum e da mesa redonda, os oradores partilharam ainda a perspetiva das organizações que lideram.

Na parte da tarde o tema foi «Pessoas no Centro da Comunicação». Decorreu uma apresentação sobre saúde e qualidade de vida, seguida de uma atividade de ginástica laboral, da responsabilidade da SEPRI. Foi ainda apresentado o case study da Mahle, denominado «A comunicação no processo de gestão das pessoas». Também Alexandre Monteiro, especialista em linguagem corporal, protagonizou a palestra «Decifrar Pessoas: como otimizar comportamentos através da comunicação».

A terminar o dia, esteve em foco o tema «Pessoas no Centro da Gestão», realizando-se uma mesa redonda com três diretores de recursos humanos: Isabel Lima, da Primor, Cláudio Valente, da IKEA, e Maurício Marques, da Bosch. A moderação foi assegurada por Isabel Moço, professora da Universidade Europeia e vice-presidente da Associação Pessoas@2020. A perspetiva apresentada por cada um dos membros do painel suportou-se na ideia de que todas as decisões de gestão têm de ter assento (também) nas decisões de gestão de pessoas, e todas as decisões sobre as pessoas têm de estar alinhadas pela estratégia, pela estrutura e pela cultura da mesma. Cada orador ilustrou, com a sua experiência, o impacto nas pessoas e nos negócios quando tal acontece, mas também as consequências existentes quando tal não sucede.

Por outro lado, destacou-se que a sustentabilidade das organizações é um objetivo, mas sobretudo uma forma de estar no negócio e no mercado. Nesta ótica, foi introduzido o tema dos ODS (Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Global Compact Network, ONU), comentados pelos convidados, sobretudo o ODS 8 (Trabalho Digno e Crescimento Económico). Na globalidade, os oradores revelaram o que nas suas práticas corporiza este objetivo, com a recomendação de que, se for cumprido, as tarefas de gestão de pessoas ficarão facilitadas e o negócio e a organização beneficiarão em termos de resultados.

O evento encerrou com um stand-up corporativo de Jairo Martiniano, especialista em liderança e motivação, hipnoterapeuta com formação neurosemântica.

Desenvolver uma comunidade inovadora, interventiva e influenciadora, que difunda e apoie a prossecução das melhores práticas de gestão de pessoas e desenvolvimento organizacional, é objetivo deste fórum, que terá periodicidade anual.

O «I Fórum de Pessoas e Organizações», em Braga, contou com o apoio da Associação Comercial de Braga e das empresas Ability RH, Prova Etiquetas e Artes Gráficas e Use Coach.