«Jornadas Solidárias», em Lisboa e no Porto

A Universidade Europeia, o IADE – Universidade Europeia e o IPAM (Lisboa e Porto), instituições da Laureate International Universities, o maior grupo de ensino superior do mundo, vão dinamizar no próximo dia sete as «Jornadas Solidárias». A iniciativa consiste na disponibilização de um conjunto de experiências sobre a temática da responsabilidade social à comunidade académica e contará com a participação de diversas instituições do denominado terceiro sector.

Desenvolvidas no âmbito do programa «Global Days of Service», da Laureate International Universities» (iniciativa que reúne a comunidade académica para expressar o seu compromisso com a sociedade, a nível mundial», as «Jornadas Solidárias» têm como objetivo sensibilizar estudantes, docentes e não docentes para a importância de uma política de responsabilidade social e de promover a prática do voluntariado entre os estudantes. As jornadas vão reunir entidades que intervêm ao nível da igualdade de género, grupos de risco/ socialmente desfavorecidos (mulheres, idosos, crianças, sem abrigo e portadores de deficiência), defesa dos animais e ambiente.

Durante um dia, os estudantes vão ser desafiados a assistir a palestras, mesas redondas e atividades culturais com parceiros, organizações não-governamentais (ONGs) e Instituições verdadeiramente inspiradoras. Simultaneamente, nos campus de Carnide, Lispolis, Santos e Porto (IPAM) haverá espaços dedicados às instituições para que os estudantes possam informar-se em pormenor sobre a área de intervenção e as formas de atuação de cada entidade. Integrada neste programa, decorrerá ainda uma angariação de bens para serem doados à Ajuda de Mãe, em Lisboa, e à Vida Norte, no Porto.

Susana Martins, coordenadora da área de responsabilidade social da Universidade Europeia e do IPAM, referiu: «O objetivo é que a iniciativa constitua mais um marco na vida das nossas instituições, no que diz respeito à temática da responsabilidade social e ao papel que cada um de nós, enquanto cidadão, desempenha na busca contínua de um mundo mais equilibrado, onde os direitos humanos sejam respeitados, as desigualdades tendam a diminuir e o respeito pelo próximo e pelo ambiente seja uma máxima de vida, qualquer que seja o contexto.»