Nova plataforma de voluntariado social

O Banco Santander Totta está a apoiar o Ajudamos.pt, um projeto de responsabilidade social da Rede Universia, que foi lançado esta semana em Portugal. Trata-se de uma rede de portais onde as instituições particulares de solidariedade social (IPSS), outras associações e as instituições de ensino superior que queiram promover estas iniciativas junto dos seus estudantes podem divulgar as suas ofertas de voluntariado de forma simples e gratuita, tendo acesso a uma ampla base de voluntários.

A plataforma é aberta a qualquer pessoa que queira registar-se e candidatar-se às ofertas, no entanto está principalmente focada ao público universitário, uma vez que as instituições de ensino que já aderiram à comunidade de emprego Trabalhando.pt serão também convidadas a integrar a plataforma.

Com o arranque do Ajudamos.pt, é dado um passo em frente na criação de uma comunidade de voluntariado universitário com ofertas nacionais e internacionais. Nesta primeira fase do projeto, a plataforma conta com os portais da Liga Portuguesa Contra o Cancro e da Cruz Vermelha Portuguesa, bem como da Universidade Nova e da Universidade de Lisboa.

As rádios RFM e Mega Hits, que são as media partners do projeto, têm também os respetivos portais, com os objetivos de promover as práticas de voluntariado junto dos seus públicos, bem como de divulgar as ofertas de voluntariado existentes na rede Ajudamos.pt.

Nas próximas semanas, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) integrará igualmente a plataforma Ajudamos.pt, e no final do ano novas instituições de ensino superior, bem como a Associação Acreditar, passarão a fazer parte do projeto.

O Santander Totta investe anualmente cerca de sete milhões de euros na área de responsabilidade social e corporativa. Até ao final do terceiro trimestre, o banco apoiou 80 associações, em projetos de educação, proteção de menores, saúde, incapacidade, inclusão social e cuidado a idosos, com um impacto direto em mais de 17.600 pessoas.

O banco também contribui para o desenvolvimento de alguns projetos de voluntariado universitário que já foram lançados e estão a decorrer, como o SolidarISA, o Saúde Porta a Porta, o Hospital da Bonecada e o Marca Mundos, entre outros. A segunda edição do «Prémio de Voluntariado Universitário» já arrancou, sendo que as candidaturas podem ser entregues até sexta-feira, dia 27 de outubro.