A Mercer | Jason Associates organizou na passada segunda-feira o «Human Evolution Design Event», no Auditório da Reitoria da Universidade Nova, em Lisboa. Para além da apresentação das principais alterações estratégicas decorrentes da recente aquisição da Jason Associates pela Mercer, foi ainda dado destaque ao conceito de human evolution design (HED), apontado como mancando o início de uma nova era no que se refere à gestão de recursos humanos.
Pedro Cobra foi o story-teller do evento, lançando logo no início uma chamada de atenção para uma plateia lotada de gestores e responsáveis de algumas das principais empresas nacionais. «Mais do que crescimento sustentável, quer-se uma harmonia sustentável», referiu. É a pensar nesta alteração de paradigma que a Mercer e a Jason Associates se apresentam no mercado de uma forma totalmente inovadora e de certa forma disruptiva, propondo um novo conceito de abordar a gestão das pessoas nas organizações.
Num evento que surpreendeu não só por apresentar uma imagem inovadora e impactante, mas também pela forma como a mensagem foi passada associando cada orador a um super-herói conhecido do grande público, Diogo Alarcão, chief executive officer (CEO) da Mercer Portugal, foi o primeiro a falar sobre a proposta de valor desta união e reforçou o mote «Make Tomorrow, Today». «É crucial pensar no futuro, agindo hoje. Esta união começou a fazer todo o sentido há dois anos, e depois seguimos um processo muito natural de conhecimento e descoberta mútua. Estamos num momento de grande entusiasmo e vamos aproveitá-lo para desenvolver novas forças e novas soluções e fazer a diferença no nosso mercado», assinalou.
Num evento onde o conceito de VUCA (volatility, uncertainty, complexity and ambiguity) foi muito comentado como sendo definidor do momento que vivemos atualmente, Sónia Nunes, people and culture manager da Mercer | Jason Associates, apresentou um discurso transparente, motivacional e repleto de exemplos práticos. Referiu a certa altura: «Temos de aprender a viver cada momento. É necessário que os líderes criem ambientes mais seguros para as suas equipas. É necessário arriscar e dar palco aos colaboradores. A gestão de pessoas implica chegar não apenas a cada geração, mas a cada pessoa que é única. E as pessoas valem por aquilo nos fazem sentir.»
Pedro Brito, Fundador da Jason Associates, e que é desde um de setembro partner da Mercer, responsável pela área de career em Portugal, avançou o conceito de «Geração Exponencial», uma vez que atualmente todos temos acesso a informação e tecnologia de uma forma cada vez mais rápida. Os tempos mudaram, assinalou, destacando que hoje a inteligência emocional encontra-se nos top skills mais procurados num colaborador. Mais: «Nunca foi tão importante estar fisicamente presente num mundo cada vez mais digital. O futuro passa pela implementação de modelos holocráticos. Cada vez mais assistimos à coragem das empresas em pensar como se podem reinventar, alterar e acompanhar a mudança. É necessário aprender a lidar com as novas realidades.»
A quarta edição do livro «HED – The Way Forward» foi ainda oficialmente apresentada por Pedro Brito. Todos os presentes receberam um exemplar do livro, que conta com testemunhos de mais de 25 de especialistas na área de recursos humanos, sobre tendências, práticas e visões do futuro. Esta nova edição mudou o conceito: de human experience design para human evolution design.
A complementar, foi apresentado um novo portal, recheado de conteúdos para todos os profissionais estarem preparados para um mundo VUCA (disponível aqui).
Christopher Johnson, senior partner e líder regional da área de career da Mercer, encerrou o evento, destacando a importância que Portugal assume atualmente para o grupo e a qualidade e a reputação que os colaboradores portugueses têm além-fronteiras.