Programa de estágios no MAAT

A Fundação da Juventude tem em curso um programa de estágios no MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia destinado a jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, que se encontrem a frequentar o ensino superior universitário (licenciatura, mestrado, pós-graduação), nas áreas de Ciência (Ambiente, Eletricidade, Eletrónica, Energia, Física e Química), Arte (Arquitetura, Arte Multimédia, Artes Plásticas, Ciências da Arte e do Património, Comunicação Cultural, Estudos Artísticos, História da Arte, Museologia, Produção e Gestão Cultural) ou Comunicação/ Relações Públicas. O principal objetivo do programa de estágios é proporcionar aos jovens um aprofundamento dos seus conhecimentos técnico-científicos, através do contexto real de funcionamento do museu.

Ricardo Carvalho, presidente executivo da Fundação da Juventude, assinalou: «O programa de estágios não só constitui uma forma de aprofundar conhecimentos técnico-científicos como também um meio de levar os jovens a desenvolverem capacidades pessoais de liderança, gestão de grupos, espírito de iniciativa e de equipa, compromisso e disciplina. Trata-se de um programa que tem vindo a renovar-se anualmente, refletindo-se o seu sucesso não só no aumento do número de estágios.»

Os candidatos pré-selecionados terão uma formação inicial de três semanas, a tempo parcial, ministrada pelo museu, no fim da qual serão selecionados os jovens a frequentar o estágio de seus meses, que terá início a seis de novembro. Os estágios terão uma carga horária semanal entre as 12 horas para a área de Ciência, 16 horas para a de Comunicação/ Relações Públicas e 24 horas para a de Arte, distribuídas por dois a cinco dias, entre as 12 e as 20 horas. Os estagiários que obtiverem melhor classificação poderão candidatar-se a um segundo estágio.

Aos estudantes que participarem neste programa será atribuída uma bolsa mensal de estágio no valor aproximado de 240 euros (Ciência), 320 euros (Comunicação/ Relações Públicas) e 400 euros (Arte). Os estagiários são ainda abrangidos por um seguro de acidentes e pelo reembolso das despesas de transporte (passe social mensal) até ao máximo de 35 euros por mês.