Coaching entra no mundo académico

A Direção do chapter da International Coach Federation (ICF) em Portugal, que iniciou o seu mandato em fevereiro de 2017, está verdadeiramente comprometida com o desenvolvimento do coaching que se faz em no nosso país e com a participação dos seus membros e simpatizantes na vida da associação. Esta parceria é baseada na seriedade, no entusiasmo e no valor acrescentado que decorre de boas práticas, necessidades, vontades e criatividade.

Nesse sentido, começou a divulgação do coaching no mundo académico. Depois de ter passado pela Universidade de Évora e pela Universidade de Coimbra, esteve em julho com professores da Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa. Maria Helena Anjos (na foto), presidente do chapter de Portugal, referiu: «Foi muito compensador poder ouvir perguntas refletidas e amadurecidas, colocadas por professores que já olham para o coaching como uma solução séria para o desenvolvimento de competências necessárias neste meio. Em breve estaremos a fazer trabalhos similares noutras universidades.»

 

A ICF

A ICF é a maior federação internacional de coaching do mundo. Está presente em 135 países e conta com cerca de 30 mil coaches com formação acreditada, que procuram promover a excelência do coaching. Os coaches que estão associados a esta federação, sendo credenciados, têm uma experiência sólida, o qual é regularmente validado pela ICF.

O chapter de Portugal conta com 116 membros ativos.

 

O que é o coaching?

Segundo a ICF, «o coaching é um processo que se estabelece entre duas pessoas com o propósito de atingir as metas que uma delas define (o coachee), numa parceria baseada na confidencialidade, na honestidade e na responsabilidade». Trata-se de «uma abordagem de desenvolvimento pessoal e profissional que dá a oportunidade ao coachee (cliente) de potenciar as suas capacidades, ajudando-o a encontrar em si todas as respostas e a introduzir melhorias na sua vida». A ICF assinala ainda: «Adquirir e reforçar confiança, superar bloqueios, medos e crenças, melhorar a comunicação e a assertividade, definir objetivos e desenvolver autoconsciência são algumas das finalidades de um processo de coaching