Importância das tecnologias nas estratégias RH

A tecnológica Meta4 assinalou num comunicado que «as empresas dependem da existência de colaboradores para desempenharem corretamente as suas funções» e que «uma estratégia de recursos humanos deve prever por que passos os colaboradores da mesma devem passar». Em 2017, «o grande desafio é as sinergias entre as empresas e os seus colaboradores que levem a um compromisso», e «o estabelecimento e a manutenção deste é essencial para a retenção dos talentos nas empresas».

Para Francois Coentro (na foto), «a gestão de talento é um fator fulcral na estratégia de negócio e na obtenção de objetivos organizacionais». O diretor comercial da Meta4 em Portugal assinala o ciclo de vida do colaborador, da estratégia e dos objetivos organizacionais, da gestão de talento na estratégia e sobre as tecnologias que auxiliam e complementam tudo isto.

No documento pode ler-se ainda: «As estratégias das empresas devem ser de estabilidade, crescimento, expansão ou contração, e deverão ser diferentes para cada linha de vendas. Devem também ter uma perspetiva financeira, de cliente, interna e, por fim, de aprendizagem e crescimento. Gerir os talentos deverá ser sempre diferente de empresa para empresa, pois estes devem ser geridos de acordo com toda a estratégia e todo o alinhamento empresarial. É necessário atribuir os talentos certos para cada função, definir quem é essencial, quem deve ser mobilizado ou quem deve ser formado./ Hoje em dia existem várias tecnologias que, quando aproveitadas, oferecem ótimos contributos para a área de recursos humanos, que tem hoje ao dispor ferramentas para internal brand, processos on-boarding, ferramentas de descentralização de processos, da comunicação, de medição de desempenho, de progressão e evolução, de gestão de mudança, big data, entre outras.»

Francois Coentro refere ainda: «As empresas dispõem hoje de tecnologias bastante completas para auxiliar os recursos humanos a responderem às necessidades crescentes das empresas. No entanto, a adoção de qualquer tecnologia deve ser pensada para introduzir e adaptar à estratégia de recursos humanos definida pela empresa. Os produtos são bastante completos, mas a estratégia é o primeiro passo.»