Estudo «Life at Home 2017»
IKEA dá a conhecer os home pioneers

Existem pessoas que elevam o conceito da vida em casa para um nível superior. A IKEA chama-lhes home pioneers, e acredita que não há ninguém que não possa ser inspirado a viver melhor a sua casa.

Por Francisca Rodrigues

 

A IKEA vai lançar em outubro a quarta edição do «Life at Home», o estudo que revela uma análise profunda sobre as necessidades, as frustrações e os desejos da vida em casa. Com base nos elementos revelados no último relatório – que a vida em casa está ancorada a um local, um espaço, relacionamentos e coisas –, a pesquisa deste ano descobriu um conjunto único de pessoas que são verdadeiros pioneiros no que à vida em casa diz respeito.

Lydia Choi-Johansson, especialista de intelligence na Inter IKEA Systems, assinalou: «Este ano, na maior edição de sempre, quisemos aprofundar a forma como as pessoas realmente se sentem em casa, nos bons e nos maus momentos. Esta perspetiva já revelou que algumas pessoas se destacam graças à sua maneira radicalmente diferente de pensar. Elas são superfãs da vida em casa, e achamos que podemos aprender muito com eles.»

Neste estudo, foram encontradas 18 pessoas, de diferentes países, que a IKEA acredita terem um conjunto comum de valores e comportamentos que moldam a sua vida em casa, e que vivem em casas invulgares e inspiradoras, como um navio de guerra renovado, uma fazenda de mirtilos ou uma eco cúpula de madeira escondida numa floresta.

Cláudia Domingues, diretora de comunicação da IKEA Portugal, referiu por sua vez: «O estudo ‘Life at Home’ é o reflexo da curiosidade que a IKEA tem em relação à vida em casa e um recurso fundamental para desenvolver produtos e soluções relevantes. Este ano, Portugal foi também incluído no estudo e estamos muito curiosos em relação aos resultados para perceber de que forma podemos ajudar cada um a viver melhor a sua casa. O tema do novo catálogo é precisamente ‘Mais espaço para a Vida’, desafiando-nos a repensar a casa para que tenha espaço para o que realmente nos faz sentir bem e felizes.»

Serão partilhados nas redes sociais alguns teasers intitulados «Home Pioneer Hints», com dicas práticas que pretendem inspirar as pessoas a pensar de maneira diferente sobre a sua vida em casa. Até à data, foram mais de 800 horas de pesquisa com milhares de participantes em sete países, incluindo visitas domiciliárias, video-blogs, comunidades on-line e um workshop de cocriação que juntou 16 dos home pioneers do Japão, da China, da Índia, da Rússia,da Alemanha, da Dinamarca e dos Estados Unidos pela primeira vez.

O relatório completo da vida em casa de 2017 será publicado em outubro, como referido. Irá incluir dados dos 17 países participantes, entre os quais Portugal. Todos os dados estarão disponíveis no novo site «Life at Home», onde estarão também os relatórios de anos anteriores.