Avaliar hábitos alimentares da população ativa na Europa

Responsável pelo programa «FOOD – Fighting Obesity through Offer and Demand – Combater a Obesidade através da Oferta e da Procura», a Edenred prepara-se para inquirir consumidores e proprietários de restaurantes de oito países da Europa (Áustria, Bélgica, República Checa, França, Itália, Portugal, Eslováquia e Espanha). Será nos meses de julho e agosto de 2017, sobre os seus hábitos alimentares diários. Os resultados deste questionário anual serão apresentados no decorrer de uma conferência, no Parlamento Europeu, agendada para dia 19 de outubro de 2017.

Há mais de uma década que a Edenred assumiu o compromisso de promover uma dieta equilibrada e saudável, nomeadamente através do lançamento do questionário anual subjacente ao programa «FOOD». Criado, em 2009, por iniciativa da Edenred, o consórcio «FOOD» conta hoje com o apoio de 26 organizações públicas e privadas na resposta ao crescente flagelo da obesidade na Europa. Realizado desde 2012, o questionário «FOOD» tem como objetivo compreender e analisar as necessidades da população ativa (trabalhadores) e incentivar os restaurantes a disponibilizar refeições mais saudáveis e equilibradas.

As tendências verificadas nos últimos anos revelam um aumento significativo da consciencialização da importância de uma dieta alimentar equilibrada, quer entre fornecedores, quer entre consumidores. Em 2016, cerca de 12.000 trabalhadores e 1.500 restaurantes de oito países da Europa participaram no questionário «FOOD». Os resultados revelaram que a qualidade nutricional das refeições disponibilizadas são um fator importante ou extremamente importante no momento da escolha de um restaurante para almoçar, para cerca de 80% dos trabalhadores inquiridos; um aumento de oito pontos percentuais, desde 2012, ano em que se iniciou o questionário «FOOD». Adicionalmente, a proporção de restaurantes que verificaram um aumento da procura de refeições equilibradas mais do que duplicou no mesmo período, passando de 17%, em 2012, para 36%, em 2016.

Em 2017, a Edenred encontra-se a inquirir on-line funcionários e proprietários de restaurantes de oito países – Áustria, Bélgica, República Checa, França. Itália, Portugal, Eslováquia e Espanha –, entre os meses de julho e agosto. Este ano, o questionário inclui uma secção inovadora, com questões específicas sobre ferramentas digitais, como apps e websites, que promovem uma dieta alimentar saudável e equilibrada.

Os resultados desta edição do questionário «FOOD» serão apresentados numa conferência que irá decorrer no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a 19 de outubro deste ano. A conferência irá promover um fórum de discussão a partir da informação obtida no questionário e dar o mote para uma análise de oportunidades potenciadas pelas novas tecnologias, no âmbito da promoção de uma alimentação saudável. Conduzidos por Bertrand Dumazy, chairman e chief executive officer (CEO) da Edenred, os painéis de discussão irão contar com a presença de convidados com diferentes backgrounds, entre os quais se destacam especialistas científicos, decisores políticos, autoridades locais e nacionais, profissionais de saúde, gestores de recursos humanos e responsáveis pelo desenvolvimento sustentável em múltiplos domínios. Entre os participantes já confirmados para esta conferência encontram-se John F. Ryan, diretor geral para a saúde, da Direção-Geral da Saúde e Consumidores da Comissão Europeia, Georgios Margetidis, da Agência de Execução para os Consumidores, a Saúde, a Agricultura e a Alimentação (CHAFEA), Birgit Morlion, responsável pelo «Programa de Política de Saúde», da Comissão Europeia, Alojz Peterle, membro do Parlamento Europeu e copresidente do grupo de trabalho da área da saúde integrado no Comité do Parlamento Europeu para o Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar, Pedro Graça, diretor do «Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável», integrado na Direção Geral de Saúde, em Portugal, Martin Caraher, professor de «Política Alimentar Saudável» na City University (em Londres), e Giuseppe Masanotti, professor de «Higiene e Saúde Pública» na L’Università degli Studi di Perugia (Itália).

 

Organizações-membro do programa «FOOD» em 2017:

As organizações são as seguintes: a Edenred e as suas subsidiárias em cada um dos nove países membros do programa, a Rede Europeia para a Promoção da Saúde no Trabalho (ENWHP), a City University (Londres), o Ministério da Saúde da Áustria, o Serviço Público Federal da Bélgica para a Saúde e o «Plano Nacional Belga para a Nutrição e Saúde»», o Centro de Investigação e Informação sobre Higiene e Intolerâncias Alimentares (CIRIHA) Belga, a associação «Stop Obesity» checa, a L’Università degli Studi di Perugia (Itália), o Ministério da Saúde de Itália, a Direção Geral de Saúde em Portugal, a Autoridade Pública para a Saúde da Eslováquia, a Academia Espanhola de Dietistas e Nutricionistas e a Keyhole, a Associação de Restaurantes Saudáveis Suecos.

 

A Edenred

A Edenred tem uma posição de destaque a nível mundial em soluções transacionais para empresas, colaboradores e comerciantes. Estas soluções podem ser entregues através de cartões, aplicações móveis, plataformas on-line ou vales de papel. Representam todas elas um aumento real do poder de compra dos colaboradores, uma gestão otimizada dos custos para as empresas e um aumento do volume de negócios para os comerciantes afiliados. A oferta da Edenred assenta em torno de três linhas de negócios:

– benefícios para o colaborador («EuroTicket», «Cheque Creche», «Cheque Estudante» e «Cheque Formação», em Portugal);

– soluções complementares, incluindo pagamentos corporativos (Edenred Corporate Payment, ainda sem pertinência em Portugal), incentivos e recompensas («Cheques Compliment») e programas publico-sociais;

– soluções de frota e mobilidade (ainda sem relevância em Portugal).

O Grupo reúne uma rede exclusiva de 43 milhões de utilizadores, 750 mil empresas e instituições públicas e 1,4 milhões de comerciantes afiliados. Listada na bolsa de valores da Euronext Paris, a Edenred opera em 42 países, com cerca de oito mil colaboradores. Em 2016, o grupo fez a gestão de cerca de 20 mil milhões de euros em transações, das quais 70% foram realizadas via cartão, dispositivo móvel ou web.