CompuWorks assinala 15 anos

A CompuWorks chegou aos 15 anos com confiança redobrada no futuro. A tecnológica portuguesa quer manter a média de crescimento anual de 20% e aumentar a equipa técnica em mais de 20% até final do ano. Com clientes em Angola e Israel, tem como objetivo duplicar a faturação nos próximos cinco anos, o que pode passar por aquisições e pelo simples crescimento orgânico do negócio, assim como pelo aumento do portfolio de serviços.

«Pretendemos fazer aquisições de empresas de TI [tecnologias de informação], reforçando o nosso nível de competências, tornando-nos mais eficientes e obtendo maior rentabilidade», assinalou Paulo Moreira, diretor executivo da CompuWorks.

Com um crescimento sustentado de 20% ao ano, exceção feita a 2013 e 2014, em que conseguiu taxas de 50% e 35% respetivamente, a CompuWorks pretende ainda expandir os seus serviços para todo o país, onde opera através de um modelo de assistência remota de apoio aos departamentos de informática dos seus clientes.

Com mais de uma centena de clientes, entre contratos de assistência e serviços em outsourcing, a CompuWorks tem uma elevada taxa de retenção e pretende apostar forte na criação de novos serviços.

Entre as áreas de maior sucesso a nível nacional contam-se segurança informática, consultoria em infraestrutura e transformação digital.

Nascida em 2002, a CompuWorks tem conhecido, ao longo dos seus 15 anos de existência, alguns marcos e reconhecimentos importantes. Tudo começou em Campo de Ourique, Lisboa, onde Ricardo Teixeira achou que havia sinergias entre a empresa que já detinha e a respetiva oportunidade de negócio, tendo Paulo Moreira deixado a Siemens para abraçar um projeto de apoio informático às empresas do bairro e a particulares das redondezas. «Tínhamos publicidade em toda a Lisboa, e com uma equipa de técnicos que se deslocavam aos clientes de scooter conseguíamos ter um serviço rápido e eficaz», explica agora. «Através da nossa publicidade, fomos contactados pela PT para ajudar nas intervenções ao domicílio para os clientes Netcabo e apresentámos uma solução em apenas três dias, pronta para entrar em campo, com o nome SystemCare. No final de 2006, voltámos a sentir necessidades na área dos clientes empresariais de media dimensão, nomeadamente com a angariação de uma grande empresa de serviços funerários – a Servilusa – e um dos maiores grupos de comunicação, que fez alavancar os nossos serviços para o outsourcing de TI, com técnicos alocados nos clientes.»

Já em 2014, a CompuWorks foi selecionada para integrar um projeto de um consórcio israelita e português, tendo o reconhecimento de Microsoft no programa de parceiros «WiningTogether».