Férias
Maioria dos portugueses fica por cá

Grande parte dos portugueses preferem fazer as suas escapadelas e as férias de 2017 cá dentro, de acordo com a Jetcost. Cinco cidades portuguesas surgem entre as 10 mais procuradas nos primeiros seis meses do ano.

Por Mário Sul de Andrade

Os números mais recentes indicam que no tráfego de passageiros portugueses mais de 80%, continuam escolhem os destinos do próprio país, para as suas escapadelas e férias. Portanto, não é estranho comprovar, uma vez mais, que cinco cidades portuguesas (Lisboa, Porto, São Miguel, Funchal e Faro) estejam entre os 10 destinos mais procurados em todo o mundo, durante os seis primeiros meses do ano de 2017 pelos viajantes portugueses, que utilizam o Jetcost.

Este motor de busca de voos e hotéis analisa regularmente as pesquisas efetuadas através da sua página web, e assim consegue obter dados fiáveis, pois trata-se de pesquisas reais e não de sondagens. Os dados que analisam os resultados dos primeiros seis meses do ano indicam que as capitais dos principais países europeus e as principais cidades do mundo são, em conjunto com as cidades portuguesas, os destinos que ocupam os primeiros lugares na lista de preferência. Assim, Paris em quarto lugar, Londres em sexto, Barcelona em sétimo, Genebra em oitavo e Madrid em décimo completam a citada lista.

Por outro lado, no que diz respeito aos europeus que escolheram Portugal como destino nos primeiros seis meses do ano, a maioria optou por Lisboa. Foi a cidade mais solicitada pelos viajantes espanhóis, franceses, italianos, holandeses, britânicos, alemães e russos. O Porto foi o segundo destino mais solicitado por espanhóis, franceses, alemães, italianos e russos e o terceiro por britânicos e holandeses. A cidade de Faro também está muito bem colocada: é o segundo destino mais solicitado por britânicos e holandeses, o terceiro por franceses, alemães, italianos e russos e o quarto mais procurado por espanhóis.
Quanto às ilhas, a da Madeira parece uma vez mais ser a preferida pelos turistas europeus. Ocupa a terceira posição em termos de preferência de espanhóis e a quarta por britânicos, franceses, holandeses, alemães, italianos e russos. No que diz respeito às Ilhas dos Açores, a de São Miguel é a mais procurada e ocupa a quinta posição em termos de preferência para quase todos os turistas europeus, seguida das ilhas de Santa Maria, Porto Santo e da Terceira, por esta ordem no que se refere aos destinos das ilhas mais procuradas.

Destinos mais procurados pelos portugueses durante os primeiros seis meses de 2017

  1. Lisboa
  2. Porto
  3. Ilha de São Miguel
  4. Paris
  5. Ilha da Madeira
  6. Londres
  7. Barcelona
  8. Genebra
  9. Faro
  10. Madrid
  11. Amsterdão
  12. Ilha Terceira
  13. Luxemburgo
  14. Roma
  15. Cabo Verde
  16. Bruxelas
  17. São Paulo
  18. Recife
  19. Zurique
  20. Palma de Maiorca