O A380plus da Airbus

É um novo projeto da Airbus para uma versão melhorada do A380, o A380plus. O objetivo é aumentar a eficiência e a economia, mantendo o nível de conforto. Novas winglets permitem poupar 4% no consumo de combustível, sendo de 13% a redução no custo por passageiro, em comparação com versão atual do A380.

Por Mário Sul de Andrade

 

A Airbus apresentou um projeto para uma versão melhorada do A380, o A380plus. Este trabalho inclui o aperfeiçoamento da aerodinâmica do aparelho, nomeadamente com novas winglets e outras melhorias nas asas que permitem uma poupança de 4% no consumo de combustível. Para além disso, a Airbus aposta na otimização do programa de manutenção do A380 e noutras inovações na cabine que oferecem uma redução de custos de 13% por passageiro.

John Leady, chief operations officer (COO) da Airbus Customers, afirmou: «O A380plus é uma forma eficiente de oferecer uma maior poupança e uma performance melhorada. É um novo passo para o nosso icónico avião servir melhor o tráfego mundial, que está em rápido crescimento, e dar resposta às necessidades dos clientes do A380. Confirmamos que o A380 é a melhor solução para o crescente congestionamento dos grandes aeroportos, oferecendo uma experiência de voo única.»

As novas winglets foram desenvolvidas para melhorar a aerodinâmica do avião, e a configuração da cabine foi otimizada, permitindo acrescentar mais 80 lugares sem comprometer o conforto. O interior da cabine foi redesenhado, com novas escadas de ligação entre os dois pisos, locais de armazenagem e de apoio para os tripulantes e novas filas de nove lugares em premium economy e 11 lugares em económica.

O A380plus apresenta ainda intervalos de manutenção mais longos e melhorias nos sistemas, que vão reduzir os custos de manutenção e aumentar a disponibilidade do avião.