Estudante da NOVA SBE vence «Prémio Primus Inter Pares»

 

Marta Pereira, finalista do curso de «Gestão» da NOVA SBE, foi a vencedora da décima quarta edição do «Prémio Primus Inter Pares». Tomás Virtuoso, finalista de «Economia» da Católica SBE, e Frederico Andrade, de «Finanças» da NOVA SBE, ficaram em segundo e terceiro lugares, respetivamente. Os três estudantes receberam um MBA numa business school.

Os vencedores foram anunciados na passada quinta-feira na gala do prémio, que teve lugar no Hotel Ritz, em Lisboa. À fase final chegaram também Duarte Barosa, do curso de «Finanças» da NOVA SBE, e Francisco Teles, de «Engenharia Eletrotécnica e de Computadores» do Instituto Superior Técnico.

Os três primeiros classificados destacaram-se entre dezenas de candidatos, após várias provas de seleção, sendo assim considerados os jovens mais promissores do país nas áreas de gestão de empresas, economia e engenharia. Terão agora a oportunidade privilegiada de frequentar um MBA numa Business School nacional ou internacional, beneficiando do pagamento dos custos de matrículas e de propinas. As instituições envolvidas são: o IESE, em Barcelona; o IE Business School, em Madrid; o Lisbon MBA (Universidade Católica e Universidade NOVA); o ISCTE; o ISEG; e a Porto Business School. O quarto e o quinto classificados recebem um curso de pós-graduação.

O júri do prémio foi composto por Francisco Pinto Balsemão (presidente), António Vieira Monteiro (vice-presidente), Estela Barbot, Raquel Seabra e António Vitorino.

O «Primus Inter Pares» é um prémio de excelência, criado pelo Banco Santander Totta e pelo jornal «Expresso» para distinguir os melhores estudantes das três áreas a concurso, concedendo-lhes acesso a uma formação académica complementar de grande prestígio. O objetivo é valorizar o talento em Portugal e contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de profissionalismo e de excelência na gestão de empresas.

A relação com o ensino superior continua a ser a grande prioridade da política de responsabilidade social corporativa do Banco Santander Totta, que através do programa «Santander Universidades» colabora atualmente com cerca de 50 instituições de ensino superior portuguesas. Em 2016, o banco investiu 6,8 milhões de euros em atividades relacionadas com responsabilidade corporativa, entre os quais 5,9 milhões diretamente no ensino superior em Portugal.