«Carro Frota 2017», da LeasePlan
Renault Mégane IV Sport Tourer em destaque

A LeasePlan, empresa de renting e soluções de mobilidade, apresentou no passado dia 25, no Hotel Intercontinental no Monte Estoril, os vencedores da edição 15 do «Carro Frota», iniciativa que contou com a presença de representantes seus, de responsáveis das marcas em concurso e de um painel de jurados.

Por Mário Sul de Andrade

 

O «Carro Frota», da LeasePlan, tem como objetivo distinguir os melhores carros para frotas em cada ano no segmento de ligeiros de passageiros, em três categorias: «Pequeno Familiar», «Médio Familiar Generalista» e «Médio Familiar Premium». Para além de ser eleito «Carro Frota do Ano 2017» – qualificação obtida por ser o carro com a melhor classificação global, dos nove a concurso – o Renault Mégane IV Sport Tourer 1.5dCi Intense venceu ainda a categoria «Pequeno Familiar», na qual concorria com o Seat Leon ST Style 1.6 TDI e com o Volkswagen Golf Variant Trendline 1.6 TDI DSG. Fatores como a versatilidade e a funcionalidade do habitáculo, o design, o TCO e o volume de vendas (ACAP) foram determinantes para que este modelo se destacasse.

Na categoria «Médio Familiar Generalista», o primeiro lugar foi atribuído ao Ford Mondeo Mondeo SW Business Plus 1.5 TDCi, que superou a concorrência: o Peugeot 508 SW Active 1.6 BlueHDi e o Volkswagen Passat Variant Confortline 1.6 Tdi. O valor de TCO, o prazo de entrega e as emissões de CO2 foram os fatores-chave para que este carro obtivesse a vitória.

Por fim, na categoria «Médio Familiar Premium», o vencedor foi o Volvo V60 D4 Momentum 2.0, que se destacou do BMW Serie-3 320d Touring Advantage 2.0 e do Mercedes-Benz Classe C Station 220 d Avantgarde 2.1. Para além da TCO e do prazo de entrega, o comportamento em curva e as emissões de CO2 foram determinantes para esta escolha.

António Oliveira Martins, diretor geral da LeasePlan Portugal, referiu: «Ao eleger anualmente o carro frota, a LeasePlan pretende obter uma opinião, imparcial e concreta, dos profissionais que gerem as frotas das suas empresas, relativamente aos carros a concurso. Isto porque, à margem da perceção que cada modelo tem no mercado particular, o ponto de vista de um gestor de grandes frotas será muito relevante e valioso para outros frotistas, tornando-se uma mais-valia para o mercado.»

A seleção dos modelos para avaliação foi realizada tendo em conta as vendas da LeasePlan, as vendas do mercado automóvel no geral e o TCO (total cost of ownershiprenting a 48 meses/120 mil quilómetros, com todos os serviços incluídos, estimativas de combustível, portagens e impostos (IVA e tributação autónoma), com base nos modelos mais procurados pelos clientes (grandes e médias empresas), considerando que a LeasePlan gere cerca de sete mil clientes e mais de 100 mil contratos, entre os quais mais de 50 mil são em renting de sua propriedade.

Os vencedores de cada categoria foram obtidos através de uma análise qualitativa e quantitativa, sendo que ambas as componentes têm um peso equitativo na pontuação final. Em avaliação estiveram três veículos por categoria, já pré-selecionados, que foram testados em três circuitos diferentes, previamente definidos consoante a categoria em que estavam inseridos.

A componente qualitativa foi analisada por um Júri composto por 14 grandes clientes frotistas e dois membros da imprensa especializada, que analisaram uma série de critérios como o habitáculo, o conforto e a estética, o motor e a dinâmica. A componente quantitativa teve por base as versões mais escolhidas pelos clientes LeasePlan, englobando a análise das componentes TCO, vendas LPPT, vendas do mercado automóvel, prazos de entrega, emissões de CO2 e classificação EuroNCAP («European New Car Assessment Programme»).

A primeira fase da edição 15 do «Carro Frota», da LeasePlan, ocorreu em Óbidos, de nove a 11 de maio.

 

A LeasePlan Portugal

A LeasePlan tem uma posição de destaque a nível nacional no mercado de renting e gestão de frotas. Presente em Portugal desde 1993 e com escritórios em Lisboa e no Porto, tem mais de sete mil clientes e gere uma carteira de cerca de 107 mil veículos, dos quais mais de 50 mil são renting de sua propriedade. Tem no cliente e no condutor o centro da sua atividade e procura oferecer um serviço de renting de qualidade com redução contínua de custos na gestão da sua frota. Foi a primeira empresa de aluguer operacional em Portugal a obter a certificação de qualidade em 1998, tendo transitado para a norma «ISO 9001:2015» em 2016, norma que se encontra em vigor.