Blog by Tiago Cabaço bivarietal '13
Um vinho alentejano é o melhor do mundo

Blog by Tiago Cabaço bivarietal ’13, um vinho com assinatura do produtor Tiago Cabaço, foi considerado «Best in Show – Best Red Blend» nos «Decanter World Wine Awards». Ou seja, o melhor vinho tinto de lote do mundo é produzido no Alentejo por Tiago Cabaço, sendo esta a primeira vez que um vinho português recebe a distinção.

Por Mário Sul de Andrade

 

Trata-se sem dúvida de um momento marcante para o produtor Tiago Cabaço e para os vinhos portugueses. Pela primeira vez, um vinho de mesa nacional conquistou a mais alta distinção atribuída nos «Decanter World Wine Awards», a maior e mais importante competição do sector a nível mundial. O Blog by Tiago Cabaço bivarietal ’13 traz para casa uma das exclusivas 34 medalhas de platina e o título de «Best in Show – Best Red Blend» (melhor no concurso na categoria de vinhos tintos de lote/ blend).

Para chegar a este resultado, o júri, composto por mais de 200 especialistas do sector de todo o mundo, seguiu uma exigente prova que passou por três fases. Na primeira, foram provadas cerca de 17.200 referências às quais foram atribuídas medalhas de bronze, prata ou ouro. Seguiu-se uma nova prova, apenas com os vinhos medalhados com ouro, para atribuir as medalhas de platina. Por fim, foi destacado o melhor entre os melhores em cada categoria, acrescentando à medalha de platina o título de melhor no concurso.

A categoria «Best Red Blend», ou seja, melhor vinho tinto de lote, é a mais disputada em todo o concurso. Por este motivo, Tiago Cabaço, produtor que empresta o nome ao vinho, afirmou: «É com imenso orgulho que recebemos esta distinção. Por um lado, porque é o reconhecimento do nosso trabalho e da nossa devoção à região. Por outro, porque este prémio eleva não só os nossos vinhos mas também o nome do Alentejo e de Portugal na produção de vinhos de elevada qualidade. Estou convicto de que será um prémio muito importante para o sector.»

O Blog by Tiago Cabaço bivarietal ’13 é um vinho de terroir produzido à base de Alicante Bouschet e Syrah, duas castas emblemáticas da região. Um vinho feito na vinha, a partir das uvas das melhores parcelas, cuja produção é limitada pela própria natureza. Após a colheita, repousa durante 15 meses em barricas de carvalho francês, o que lhe confere uma estrutura impressionante. Simultaneamente vigoroso e subtil, este vinho destaca-se pela frescura e pela exuberância da fruta. Um clássico, que reclama o estatuto de topo de gama do produtor, com pouco mais de nove mil garrafas.

Com esta distinção, Tiago Cabaço reforça o seu lugar na linha da frente de novos e promissores produtores na região do Alentejo. Em 2004 criou um projeto próprio ao qual emprestou o nome. Hoje apresenta um portefólio completo de vinhos modernos e com uma visão arrojada sobre o terroir da região.

 

O percurso de Tiago Cabaço

Tiago Cabaço já deixou de ser um valor emergente do Alentejo para se afirmar como um dos nomes mais sólidos e marcantes da nova geração dos produtores alentejanos. Nascido e criado em Estremoz, bem no coração do Alentejo vinhateiro, habituou-se desde muito cedo a viver e a trabalhar no campo, na vinha dos pais, aprendendo com os mais velhos os pequenos e os grandes segredos da vinha, as manias e os truques, os nomes das castas, quais os melhores solos e climas para cada variedade, habituando-se a tratar a vinha por tu.

Em 2004 decidiu avançar com o seu projeto, os seus vinhos, mostrando de forma clara as suas convicções, a sua personalidade, a sua forma de entender o vinho e o Alentejo. Bastaram algumas colheitas para que os vinhos Tiago Cabaço passassem a ser encarados com o respeito e a atenção que os muitos prémios e as muitas distinções nacionais e internacionais têm trazido. Entre outros, a Talha de Ouro para o melhor vinho tinto do Alentejo, o prémio de excelência da «Revista de Vinhos», o terceiro lugar (melhor do Alentejo) no top 10 da revista «Wine», onde os melhores vinhos nacionais foram submetidos à apreciação de um júri de conceituados jornalistas e líderes de opinião nacionais e internacionais provenientes de 11 países diferentes e, mais recentemente, o melhor vinho tinto de lote do mundo no «Decanter World Wine Awards 2017».

Tiago Cabaço tem obtido respeito e atenção por parte do sector, somando muitos prémios e muitas distinções nacionais e internacionais. A família de vinhos, sedutores e sérios, modernos no estilo e na forma, mas profundamente alentejanos no carácter, divide-se entre os «.com», de perfil enérgico e jovial, os monovarietais, sérios e poderosos, os «Vinhas Velhas», que conjugam a excelência do terroir e as vinhas com mais de 30 anos, e os «blog», simultaneamente vigorosos, subtis e frescos, que se reclamam como os topos de gama dos vinhos de Tiago Cabaço. Com acesso a algumas das melhores e mais velhas vinhas do Alentejo, todas nas proximidades de Estremoz, com a consultadoria de enologia entregue a uma das melhores enólogas do país – Susana Esteban –, com a conquista dos mercados externos, Tiago Cabaço é uma das estrelas do novo Alentejo.