Profissões curiosas do sector automóvel

O fabrico de um novo automóvel está normalmente associado ao trabalho de engenheiros, designers e trabalhadores em linha. No entanto, também implica funções curiosas que requerem elevadas doses de artesanato, de criatividade e de precisão. Eis algumas delas, divulgadas pela SEAT:

– Primeiro condutor – Dois milhões de quilómetros por ano. Esta é a distância que percorre a equipa de condutores profissionais para colocar à prova todos os veículos que saem da fábrica da SEAT de Martorell num único ano. Estes profissionais dedicam-se a testar o funcionamento dos veículos à saída da linha de montagem. Num circuito com seis tipos de piso, são realizados testes a velocidades diferentes por cima de paralelepípedos e de irregularidades de forma a assegurar que não são desenvolvidos ruídos parasitas. Durante a prova também se certifica o bom funcionamento da buzina, das luzes e dos travões.

– Escultor de argila – Cria artesanalmente automóveis em argila em tamanho real que duplicam o peso de qualquer veículo. Para isso, molda 2.500 quilos de barro em 10 mil horas de trabalho com a espátula, criando os chamados modelos de barro que permitem apreciar as formas do veículo antes da definição final das linhas.

– Alfaiate de automóveis – Alinha à mão os padrões dos tecidos aplicados nos veículos, atendendo à melhor combinação de cores e de materiais que devem condizer com a personalidade de cada automóvel. Este alfaiate especializado utiliza mais de 30 metros de tecido para revestir o interior de um automóvel e, para concretizar os objetivos, tem que iniciar os seus trabalhos com uma antecedência de dois anos.

– Examinador de bancos – É a profissão que consiste em criar o banco ideal. Com a sua equipa tem que testar a resistência ao abatimento do assento até 20 mil vezes para cada variante de banco. A análise é completa: devem encontrar a espuma, o tecido, a estrutura e as costuras ideais que se adaptem aos mais diversos tipos de corpo e às diferentes condições de utilização. Também se asseguram do correto desenho dos encostos de cabeça, que deverão evitar eventuais lesões cervicais.

Sommelier de automóveis – O nariz é a sua principal ferramenta de trabalho para se atingir o objetivo: o famoso «cheiro a carro novo». A equipa de químicos realiza mais de 400 provas olfativas por ano, expondo o carro a temperaturas de 60 graus centígrados. Esta é uma profissão com curiosas exigências: não se pode fumar nem usar perfumes, para que os resultados dos testes não sejam adulterados.

 

A SEAT

Única empresa do seu sector com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha, a SEAT é membro do Grupo Volkswagen, tendo a sede em Martorell, Barcelona. Exporta mais de 81% dos seus veículos, estando presente em mais de 80 países, através de uma rede de 1.700 concessionários. Em 2016, teve um lucro operacional de 143 milhões de euros, o valor mais elevado da sua história, e vendeu cerca de 410 mil unidades.

A SEAT emprega cerca de 14.500 profissionais nos seus três centros de produção, Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica, além de outros, os tão bem-sucedidos modelos Ibiza e Leon. Adicionalmente, fabrica os modelos Ateca e Toledo na República Checa, o Alhambra em Portugal e o Mii na Eslováquia.

Tem um centro técnico que se configura um «núcleo de conhecimento», integrando aí cerca de mil engenheiros que têm como objetivo contribuir como força impulsionadora de inovação, do maior investidor industrial I&D (investigação e desenvolvimento) em Espanha. Disponibiliza a mais recente tecnologia de conectividade na sua gama de veículos e está empenhada num processo de digitalização global da empresa para impulsionar a mobilidade do futuro.