Lusiaves reforça integração de colaboradores estrangeiros

Contando atualmente com colaboradores de 10 nacionalidades, o que representa 8% do seu capital humano, o Grupo Lusiaves está a investir num plano de inclusão social para os colaboradores imigrantes, de forma a integrá-los na comunidade local.

O grupo regista mais de três mil colaboradores diretos e dois mil indiretos, sendo o número de pessoas de nacionalidade não portuguesa cada vez maior, devido à falta de mão-de-obra nacional. Assim, tem em curso um plano de inclusão social, que entre as novidades inclui aulas de português para os cerca de 120 colaboradores imigrantes que trabalham numa unidade industrial do grupo, localizada na Marinha das Ondas. A formação teve início no final do mês de março, e conta já com a participação de 55 trabalhadores. Os alunos são, na sua maioria, oriundos do Nepal, da Índia, do Bangladesh e de países de uma Europa de leste.

Na Marinha das Ondas está também localizado um complexo residencial – a Vila Lusiaves –, que possibilita o acesso facilitado ao local de trabalho, fomentando a maior qualidade de vida e a convivência em espírito de comunidade dos colaboradores do grupo. Este bloco de apartamentos foi construído pelo Grupo Lusiaves a pensar nos trabalhadores acabados de chegar a Portugal. Trata-se de uma iniciativa que deverá ser replicada noutras regiões do país onde o grupo marca presença. O Grupo Lusiaves está em constante expansão e a família Lusiaves também tem vindo a crescer e a dar frutos, registando em 2016 o nascimento de 70 bebés filhos de colaboradores aos quais o grupo ofereceu como incentivo à natalidade um enxoval de bebé.

O Grupo Lusiaves pretende continuar a dar novas oportunidades a quem queira fazer parte da equipa, com a abertura, em média, de 30 vagas por mês. No ano passado, a empresa contratou 220 novas pessoas, sendo o objetivo para 2017 manter esse ritmo.

Todas estas medidas refletem o forte investimento atual do Grupo Lusiaves na área de recursos humanos, que duplicou o seu investimento, de 500 mil euros em 2016, para um milhão de euros em 2017.