Edição limitada
Taylor’s celebra os seus 325 anos

Para comemorar os 325 anos da sua fundação, em 1692, a Taylor’s decidiu lançar uma edição muito especial de um vinho do Porto. É limitada e foi especialmente criada para a efeméride.

Por Mário Sul de Andrade

 

Adrian Bridge, diretor geral da Taylor’s, referiu: «Somos uma das primeiras casas de vinho do Porto e permanecemos independentes, com gestão familiar ao longo de toda a nossa história. A Taylor’s estabeleceu-se como uma das mais respeitadas casas produtoras de grandes vinhos clássicos a nível mundial, como resultado da perseverança, do espírito empreendedor e da continuidade de propósito das sucessivas gerações das famílias proprietárias. Para comemorar este importante marco, quisemos dar uma dimensão histórica adicional à edição dos 325 anos.»

A garrafa, especialmente desenvolvida para esta edição celebrativa, é uma recriação baseada numa antiga garrafa selada do final do século XVII, com data próxima da fundação da Taylor’s. É o mais antigo exemplar de uma garrafa com gravação contendo indicação de data e marca comercial, neste caso o 4XX, símbolo utilizado pela Taylor’s ainda hoje.

Para produzir o lote desta exclusiva edição limitada, os enólogos da Taylor’s selecionaram de entre as extensas reservas de vinhos que envelhecem em madeira nas suas caves os melhores componentes destinados aos futuros Tawnies de 10, 20, 30 e 40 anos. David Guimaraens, enólogo da Taylor’s, assinalou: «Este opulento e sedutor Tawny é um tributo aos 325 anos da Taylor’s e à perícia da empresa na arte do lote e do envelhecimento em casco dos melhores vinhos do Porto.»

Este vinho do Porto combina particularmente bem com amêndoas torradas e chocolate preto, ou queijos azuis maturados, devendo servir-se ligeiramente fresco. Como edição limitada comemorativa dos 325 anos, é de grande interesse também para colecionadores. Estará disponível no final do mês de maio com o preço de venda ao público recomendado de 35 euros em diversas garrafeiras do país.

 

Notas de prova

Núcleo castanho-avelã profundo rodeado por um estreito bordo cor de tijolo. Um opulento aroma de figos com um fundo de caramelo e mocha, notas de ameixa e damasco, notas vivas de pimenta preta, noz-moscada e fugaz aroma de jasmim, tudo elegantemente envolvido numa complexa harmonia.

Denso e delicioso no paladar, com uma aveludada suavidade. Os sabores maduros de doce de caramelo e melaço combinam com ricos sabores de bagas vermelhas, numa mistura de juventude e maturidade.

 

Garrafas antigas seladas

O prazer do vinho é parte da história cultural, assim como é o do desenvolvimento da garrafa de vidro. Os romanos deram uma contribuição decisiva para a fabricação de garrafas, desenvolvendo a arte do sopro do vidro. Isto conduziu ao aparecimento das garrafas sopradas em molde no século I aC (antes de Jesus Cristo).

Mais tarde, surgiu a prática de apor selos de vidro às garrafas para identificar os seus proprietários. Normalmente de forma circular, estes selos tinham o nome do proprietário, iniciais, brasões ou outro símbolo pessoal.

Do século XVII ao século XIX, a pequena burguesia e outras famílias prósperas encomendaVam garrafas seladas personalizadas como uma declaração de riqueza e status. Produtores e comerciantes também encomendavam garrafas com os seus símbolos comerciais.

Nessa época, as garrafas eram usadas principalmente para transportar o vinho da pipa do taberneiro para a mesa, e eram usadas da mesma forma que um jarro ou um decanter é hoje.

 

A Taylor’s

A Taylor’s é uma das primeiras e históricas casas de vinho do Porto, tendo sido estabelecida em 1692, celebrando em 2017 o trigésimo vigésimo quinto aniversário. Empresa familiar desde a sua fundação, dedica–se exclusivamente à produção de vinhos do Porto de grande qualidade, desde o plantio da vinha e o cultivo das uvas até à elaboração, ao envelhecimento e ao engarrafamento dos lotes de vinhos. O compromisso da família com o futuro do vinho do Porto é também demonstrado na sua determinação em preservar o ambiente único da região do Douro, através da promoção de uma viticultura sustentável e responsável.

A empresa é sobretudo conhecida pelos seus elegantes e longevos vinhos do Porto vintages, que estão entre os mais reconhecidos, procurados e colecionáveis, provenientes da emblemática Quinta de Vargellas e também da Quinta da Terra Feita e da Quinta do Junco.

A casa foi a criadora do LBV (late bottled vintage), um estilo no qual continua a ser o principal produtor, tendo ainda sido pioneira no lançamento do Chip Dry, o primeiro Porto seco branco e no lançamento do primeiro vintage single Quinta.

A Taylor’s é também reconhecida como o mais importante produtor de tawnies de idade. Possui uma das mais extensas reservas de vinhos do Porto envelhecidos em casco.