Colaboradores-acionistas no AKI

O AKI Portugal distribuiu, pelo terceiro ano consecutivo, 16% dos seus resultados líquidos por todos os colaboradores da empresa. Depois de atingir um volume de vendas recorde em 2016, registando 212 milhões de euros, e um crescimento nos lucros de 9%, premiou a sua equipa de forma a reforçar o que denomina de «filosofia de partilha».

Cada colaborador, que recebe o que corresponde a um ordenado por pessoa, decide onde aplicar o seu prémio: em ações da ADEO (proprietária do AKI), cuja valorização foi 8,02% no último ano, registando uma constante valorização, sempre acima dos 6%, nos últimos três anos; ou, caso o pretenda, pode aplicar num produto financeiro disponível.

A maioria da equipa AKI opta por tornar-se acionista do grupo onde trabalha. Em 2015, 94% dos colaboradores preferiu esta solução, e 14% decidiu investir, com capital próprio, ou seja, exta prémio de distribuição de resultados, na compra de mais ações da ADEO.

Andrés Osto, diretor geral da empresa de distribuição de bricolage, referiu: «Faz parte do nosso ADN partilhar os sucessos com a equipa. Sabemos que se deve ao trabalho de cada pessoa. A nossa ‘filosofia de partilha’ é centrada nas pessoas e está na base das políticas do AKI. É consistente e aplicada no concreto, não só em prémios relativos à evolução pessoal e ao crescimento da loja onde se trabalha mas também no progresso anual do AKI. O essencial para nós é o facto de nos tornarmos colaboradores-acionistas. Somos pessoas e estamos no centro das políticas do AKI. Ao passarmos a ser donos do local onde trabalhamos, passamos a ter outra perspetiva do nosso contributo. Costumamos citar um dos nossos colaboradores, que dizia que é como sair de casa dos pais e passar a ter a nossa própria casa. Antes, tratávamos do que era preciso, mas não era nosso. Depois, passamos a sentir mais responsabilidade pelo que é nosso.»

Um dos grandes objetivos deste processo é, a curto prazo, assegurar que todos os clientes das empresas da ADEO são atendidos por colaboradores-acionistas, convertendo os 100% dos seus colaboradores em donos da empresa onde trabalham.

O AKI continua a executar o seu plano de expansão até 2020, tendo o objetivo de quase duplicar o parque de lojas, passando das atuais 34 para 64. Com um investimento de 100 milhões de euros, o plano passa por abrir lojas em zonas de influência na ordem dos 20 mil habitantes. Para acompanhar esta expansão, espera-se o crescimento da equipa AKI com a criação de 670 postos de trabalho líquidos, atingindo-se os dois mil colaboradores. Para 2017, o AKI estima contratar cerca de 100 pessoas.