Um inesquecível programa no Douro

O «Dia da Mãe» é já a sete de maio, um domingo. Para assinalar esta efeméride e sob o mote «No Dia da Mãe ofereça La Rosa», a Quinta de la Rosa sugere dois packs com programas para uma inesquecível estada na zona do Rio Douro. A proposta passa por surpreender o maior número de mães não com uma flor, uma rosa, mas com uma experiência turística, vínica e gastronómica em pleno Alto Douro Vinhateiro.

Por Francisca Rodrigues

 

Por uma ou duas noites, o convite é para desfrutar em pleno das várias maravilhas e iguarias da região. Se o Douro cativa em primeira instância pela esplendorosa paisagem, também é certo que os seus vinhos não ficam atrás. Para acompanhar, nada como uma boa refeição.

São dois os packs «No Dia da Mãe ofereça La Rosa», sendo que diferem no número de noites e de refeições (uma ou duas), que já vão poder ser feitas no novo espaço da Quinta de la Rosa, o restaurante Cozinha da Clara, atualmente em soft opening, mas de portas totalmente abertas a partir do mês de maio. A visita à quinta, seguida de uma prova de vinhos, faz parte dos dois pacotes, assim como a oferta de uma garrafa de vinho do Porto do produtor.

Com valores de 285 e 530 euros, a serem usufruídos por duas pessoas até ao dia 22 de dezembro deste ano, mediante marcação prévia e disponibilidade, os packs «No Dia da Mãe ofereça La Rosa» podem ser comprados única e exclusivamente junto da Quinta de la Rosa (basta um contacto telefónico através dos números 254 732 254 ou 931 461 038, sendo emitido um voucher para oferta).

Situada na margem direita do Rio Douro, junto ao Pinhão, a Quinta de la Rosa é um local de eleição para quem procura usufruir do melhor desta região vinhateira. Para recarregar baterias e recuperar forças, a quinta oferece as condições desfrutar e respirar a essência do vale rodeado de vinhas.

 

A quinta

A Quinta de la Rosa está desde 1906 na posse da família de Sophia Bergqvist, quem atualmente gere a propriedade com a ajuda dos pais e do irmão. Com 55 hectares, tem uma beleza extrema e uma excelente localização: em pleno coração do Douro Vinhateiro, junto ao Pinhão, na encosta da margem direita, estendendo-se desde o rio até uma altitude de 400 metros. Ideal para quem quer relaxar, desfrutando de uma privilegiada paisagem, que em 2001 foi classificada pela UNESCO como Património Mundial. Produtora de vinhos do Douro e do Porto, azeite e vinagre de qualidade superior, a família Bergqvist dedica-se à arte de bem receber desde 1985, ano em que abriu portas ao turismo.

Na quinta existem 10 quartos e quatro suites com vista para o rio e acesso a uma piscina comum. Possui ainda duas casas independentes, ambas com piscina privada: a Amarela e a Lamelas, com cinco e três quartos respetivamente. Além das visitas à adega e das provas de vinhos, a Quinta de la Rosa tem ao dispor snacks, refeições vínicas e piqueniques. Os hóspedes podem ainda desfrutar de experiências como nadar no Rio Douro ou fazer caminhadas ao longo da icónica parcela de vinha Vale do Inferno, plantada antes da Primeira Guerra Mundial e que conta com algumas das maiores paredes de xisto em todo o Douro. Podem também conhecer o património arquitetónico circundante, visitar as pinturas rupestres do Parque Arqueológico do Vale do Côa, passear a cavalo, navegar ou fazer um cruzeiro no Douro; ou andar de comboio num percurso à beira rio, entre a Régua e o Tua, desfrutando de uma viagem única ao passado, marcada pela beleza da paisagem.

Sob a batuta enológica de Jorge Moreira – também enólogo da Real Companhia Velha e do seu projeto pessoal, a Quinta do Poeira – a Quinta de la Rosa produz cerca 200 mil litros de vinho do Douro e cerca de 80 mil de vinho Porto, seguindo o método ancestral de pisa a pé em lagares de granito. O leque é muito completo no que toca ao vinho do Porto: Vintage, Late Bottled Vintage, Colheita, Tawny 20 Anos, Tawny 10 Anos, Finest Reserve, Reserva Ruby, Fine Tawny; e Branco Extra Dry.

A Quinta de la Rosa foi uma das primeiras a produzir os chamados vinhos de consumo. Em Portugal, comercializa as seguintes referências: La Rosa branco e La Rosa Reserva branco, La Rosa rosé, douRosa tinto, Quinta de la Rosa tinto, La Rosa tinto e Vale do Inferno tinto, este último uma edição que só é lançada em anos de excelência na vinha que lhe dá nome (2005 e 2011). De uma joint-venture entre a Quinta de la Rosa e Jorge Moreira, existe ainda o projeto de vinhos «Passagem», com vinhos oriundos da Quinta das Bandeiras, no Douro Superior.