A everis Portugal acaba de lançar um novo programa de fomento ao empreendedorismo e apoio à internacionalização de startups nacionais: o «Programa LinkUp». Trata-se de uma iniciativa focada na criação de valor entre startups nacionais e a everis, gerando negócio através da oferta conjunta de soluções inovadoras.
Foram identificadas 17 startups com as quais a everis colaborará nos próximos meses na definição e na apresentação de soluções conjuntas ao mercado, quer nacional, quer internacional, aproveitando assim a rede internacional da NTT DATA, consultora multinacional que integra a everis e tem presença em mais de 50 geografias.
António Brandão de Vasconcelos, chairman da everis Portugal, assinalou: «Este é um programa muito importante para nós. Pretende-se acima de tudo construir valor para as startups parceiras e também para a everis. Só desta forma é que podemos ter um programa equilibrado e bem sucedido. Pretendemos apoiar estas startups, fazê-las crescer nos mercados internacionais e ao mesmo tempo integrar o espírito criativo e de inovação que podem acrescentar na nossa cultura.»
O «Programa Linkup» concentra-se em três elementos-chave: a geração de negócio tanto para a everis como para as startups; a criação de uma ponte de colaboração entre o ecossistema de empreendedorismo nacional e o mercado internacional; o desenvolvimento de um sistema de partilha de cultura que permita à everis captar o espírito empreendedor das startups e oferecer uma maior visão empresarial e estratégica de negócio aos empreendedores.
Agentifai, ShiftForward, Crowdprocess, Loqr, Visor.Ai, Defined Crowd, ProDrone, Drivit, CardioID, FoundVet, BlueWorks, Enging, Glartek, Knok, Mapidea, Plux e Muzzley compõem o grupo de startups escolhidas nesta primeira edição.
As escolhas recaíram em empresas com serviços assentes em propostas tecnológicas, com diferentes ângulos – projetos nas áreas de saúde, banca, utilities, Internet das coisas, cibersegurança, inteligência artificial ou machine learning no mercado industrial.
O processo de escolha passou por um roadshow que a everis promoveu pelas principais cidades do país, onde foi efetuado um levantamento criterioso dos projetos portugueses mais inovadores em linha com as principais áreas de negócio da consultora.