ISQ tem 15 mil horas de formação gratuita

No âmbito do «Programa Operacional Inclusão Social e Emprego – POISE» (ver aqui), do PT2020, o ISQ acaba de ter aprovação para formar cerca de nove mil empregados. Esta formação será totalmente gratuita e administrada em 400 unidades de formação de curta duração (UFCD) a nível nacional. No total serão 15 mil horas de aprendizagem, que estarão disponíveis nas principais regiões do país, a iniciar imediatamente e a decorrerem até maio de 2018, contribuindo para um aumento dos níveis de qualificação profissional.

As 400 UFCD estão disponíveis no catálogo on-line do ISQ, sendo que qualquer indivíduo – desde que seja maior e cidadão ativo – poderá candidatar-se sem qualquer custo. As áreas de formação são diversas: Eletricidade e Energia, Eletrónica e Automação, Metalurgia e Metalomecânica, Higiene e Segurança,  Gestão e Administração, Comércio e Qualidade.

As ações de formação decorrerão por todo o país, nomeadamente nas regiões Norte, Centro e Alentejo. Serão nos concelhos de Sines, Beja, Évora, Grândola, Santarém e Portalegre (Alentejo), Leiria, Coimbra, Pombal, Torres Novas, Castelo Branco, Fátima, Tomar, Aveiro, Guarda e Viseu (Centro), Vila Nova de Gaia, Guimarães e São João da Madeira (Norte).

Rute Ferraz, diretora no ISQ para a área da formação, referiu: «O ISQ, dando continuidade à sua missão de valorização das pessoas, através da qualificação das mesmas em áreas que respondam às necessidades do mercado de trabalho, contribuindo para a empregabilidade, tem agora no próximo ano mais este desafio de formar nove mil ativos empregados. É para nós um grande orgulho poder contribuir para a qualificação profissional em Portugal. A aprovação deste projeto no âmbito do POISE vem reforçar os nossos créditos nesta matéria.»

As UFCD têm como objetivo contribuir para o aumento dos níveis de qualificação dos ativos, garantindo-lhes o acesso a módulos de formação de curta duração (entre 25 e 50 horas) capitalizáveis, com vista à obtenção de uma determinada qualificação profissional constante no Catálogo Nacional de Qualificações, permitindo assim a criação de percursos flexíveis de duração variada. O ISQ dispõe de uma vasta oferta de formação modular certificada em diversas áreas, das quais se destacam Energia, Soldadura, Qualidade, Construção Civil, Segurança e Informática. Estas ações de nível IV destinam-se a ativos com idade igual ou superior a 18 anos, com o nono ano de escolaridade.