Transformar a experiência do público na área empresarial de um estádio

Chama-se «Cisco Connected Sports & Entertainment Solutions» e é uma plataforma de WiFi de alta densidade. Vai ajudar a proporcionar uma experiência inovadora a parceiros e adeptos que assistam a jogos de futebol e outros espetáculos na área empresarial do Estádio do Dragão.

Por Mário Sul de Andrade

 

A Cisco e o Futebol Clube do Porto anunciaram que o Estádio do Dragão será um modelo de inovação tecnológica, combinando a dinâmica própria deste complexo desportivo e de espetáculos com a plataforma de última geração «Cisco Connected Sports & Entertainment Solutions» para oferecer ao público uma experiência personalizada e totalmente inovadora.

Esta plataforma, especialmente criada para entretenimento e desporto, combina a última tecnologia wireless Cisco, software especializado e serviços profissionais otimizados para estádios e salas onde se concentram multidões para espetáculos. No caso do Estádio do Dragão, a plataforma está a ser implementada na área empresarial do complexo.

 

Experiência otimizada 

O Estádio do Dragão é o primeiro complexo desportivo em Portugal a implementar a solução «Cisco Connected Stadium WiFi» – para já disponível para sete mil espectadores das bancadas VIP. Converte-se assim num espaço tecnologicamente avançado e capaz de proporcionar aos parceiros e aos espectadores nestas áreas uma experiência inovadora, única e otimizada.

Com a implementação da rede WiFi de alta densidade, os fãs poderão utilizar os seus smartphones ou outros dispositivos móveis para aceder de forma rápida, simples e fiável a diferentes aplicações especialmente concebidas para a interação no espaço. Poderão ainda navegar na Internet e nas redes sociais ao longo dos jogos. A utilização da «Cisco Connected Stadium WiFi» para as conexões à Internet ajudará a descongestionar as redes telefónicas móveis, permitindo que os espectadores façam chamadas e enviem mensagens de texto durante os espetáculos.

 

Novas formas de interagir com os espectadores

Para os espectadores será uma experiência social mais rica, interativa e personalizada do que o habitual, através de dispositivos móveis e smartphones. Com a rede «Connected Stadium WiFi», o Estádio do Dragão vai:

– oferecer WiFi de alta densidade escalável, com tecnologias de ponta e especialmente adaptadas a espaços que recebem grandes multidões, garantindo uma conectividade permanente e fiável para os milhares de fãs que assistem a jogos e espetáculos;

– garantir o redireccionamento eficiente do tráfego de dados, libertando as redes móveis e aproveitando a largura de banda para as chamadas telefónicas e as mensagens de texto;

– permitir que os fãs partilhem as suas experiências ao longo do espetáculo com os milhões de fãs em todo o mundo através de aplicações de redes sociais facilmente acessíveis nos seus dispositivos móveis;

– proporcionar aplicações personalizadas capazes de criar um ambiente de espetáculo imersivo e interativo, permitindo aos espectadores utilizar os seus smartphones para interagir com o clube de forma mais personalizada;

– ter ao dispor um novo canal de comunicação que poderá utilizar com outros propósitos como a segurança, as operações e outros serviços, incluindo a melhoria do apoio ao cliente nos meios de comunicação-

Para poder oferecer todas estas experiências, a rede «Cisco Connected Stadium» implementada no Estádio do Dragão suportará os altos volumes de tráfego WiFi e vídeo em alta definição que são gerados durante os espetáculos. Adicionalmente, há um novo leque de possibilidades de interação e acesso a conteúdos por parte dos visitantes do estádio também noutros dias em que não haja jogos ou espetáculos.

 

Um estádio inovador

Miguel Almeida, sales manager da Cisco Portugal, referiu: «Estamos muito satisfeitos por poder trabalhar com o Futebol Clube do Porto, para fazer do Estádio do Dragão um estádio inovador e um modelo de referência em Portugal. Os líderes do sector devem procurar fórmulas inovadora de tirar partido do enorme potencial da rede como plataforma capaz de mudar as regras do jogo e atrair mais fãs, algo que o Futebol Clube do Porto está a demonstrar com a sua liderança e a sua inovação no Estádio do Dragão.»

Por sua vez, Rui Lousa, administrador da Porto Comercial, assinalou: «Com o objetivo de oferecer aos nossos parceiros e aos seus convidados uma experiência única, tentamos recorrer sempre a tecnologias de última geração. Quando implementarmos a plataforma ‘Cisco Connected Sports & Entertainment Solution’ no Estádio do Dragão, poderemos elevar a experiência dos espectadores a um novo nível.»

 

Mais informações aqui e aqui.