Um programa de pré-aceleração de projetos

Já estão abertas as inscrições para o novo programa de pré-aceleração de projetos, dirigido a estudantes universitários e recém-graduados, desenvolvido pela Upframe. São seis sábados que prometem trazer dinâmicas e processos essenciais para quem quer desenvolver um projeto, conjugados com sessões de mentoring durante a semana.

Criado em colaboração com mentores de renome, o programa «Upframe», com molde pré-aceleração, é promovido pela Startup Lisboa e contempla 30 horas intensivas de formação, juntando estudantes de diversas áreas que pretendam dar os primeiros passos no mundo do empreendedorismo e desenvolver soluções com uma componente digital para problemas com efeitos à escala global.

As candidaturas poderão ser feitas on-line até sete de abril. O programa, que irá decorrer nas instalações da Startup Lisboa na Rua da Prata, terá início a 19 de abril com o «Welcome Day», finalizando com a apresentação final dos projetos desenvolvidos.

As sessões serão administradas em inglês, sendo a agenda a seguinte:

– «Welcome Day» (19/04)

– Sessão 1 «User Research» (22/04)

– Sessão 2 «Collaborative Design» (29/04)

– Sessão 3 «Business Model Canvas» (06/05)

– Sessão 4 «Minimum Viable Product» (13/05)

– Sessão 5 «Channels & Customer Relationships» (20/05)

– Sessão 6 «Sales & Presentations» (27/05)

Malik Piara, de 19 anos, cofundador da Upframe, assinalou: «Por experiência própria, sei que nós, jovens, temos muitas ideias mas não as ferramentas base para fazer arrancar um negócio. Foi neste contexto que desenvolvemos o ‘Upframe’ – para ligar aspirantes a empreendedores a mentores, startups, incubadoras e aceleradoras, de forma a otimizar recursos muitas vezes valiosos e que normalmente são desperdiçados.»

Já Miguel Fontes, chief executive officer (CEO) da Startup Lisboa, referiu: «Somos muitas vezes contactados por jovens que estão a considerar criar o seu próprio negócio após a faculdade, mas não sabem por onde começar e precisam de ferramentas e orientação para iniciar o seu percurso. A Upframe, que está sedeada na Startup Lisboa, pareceu-nos o parceiro ideal para promover uma pré-aceleração intensiva que poderá, com a ajuda de empreendedores com experiência, ajudar muitos desses jovens a mais tarde criarem a sua empresa. Esta é também a nossa forma de ajudar o ecossistema a crescer e a promover cada vez mais projetos de qualidade.»

Desta forma, a Upframe disponibiliza 18 vagas para pessoas com mentalidade aberta, muita ambição e motivação. Não é necessário a existência de um projeto pré-definido, e não são aceites candidaturas em equipa já formadas.

As inscrições podem ser feitas aqui. Depois de avaliadas as candidaturas, a última fase do processo decorrerá via Skype.

Os selecionados serão acompanhados por uma rede alargada de mentores, como Inês Santos Silva (Startup Pirates) e Paulo Gonçalves (ex-Spotify, atualmente na Uniplaces), vindos de conceituadas empresas a nível mundial como a Tesla (Colin Gillinghan), a Seedrs e a Talkdesk, além de outras. Partindo de uma abordagem multidisciplinar, especialistas em marketing, produto, desenvolvimento e design trabalharão no desenvolvimento do negócio, focado na pesquisa, na interação e na resolução de problemas.

A primeira edição do programa tem o custo de 150 euros. Mais detalhes aqui.