João Belchior Fernandes: «O balanço em Portugal é muito positivo.»

Prestando serviços de outsourcing em recursos humanos, contabilidade e fiscalidade, a Auxadi aposta em tornar mais fácil a vida dos seus clientes e numa estratégia de divulgação da marca junto do mercado português. O seu responsável, João Belchior Fernandes, diz que «felicidade, motivação e compromisso» são três características fundamentais do perfil dos colaboradores da empresa.

Por Mário Sul de Andrade

 

Como foi a entrada da empresa em Portugal?

A entrada da Auxadi no mercado português foi despoletada através de um cliente que já era acompanhado pela Auxadi em Espanha. O cliente expandiu o seu ramo de atividade para Portugal e necessitava de apoio local com todos os temas financeiros. Como a Auxadi já prestava estes mesmos serviços em Espanha, e já tinha em mente expandir o negócio para fora do país, foi o momento propício para o fazer. Aliás, curiosamente, foi esse mesmo cliente que também motivou a entrada da Auxadi no mercado brasileiro.

Que análise faz do nosso mercado e como o diferencia de outros como o de origem da empresa, por exemplo?

O mercado português é bastante parecido ao espanhol. Do ponto de vista de investimento, embora o espanhol seja maior e com mais oportunidades de investimento, as características e o perfil do investidor são as mesmas. A integração da atividade da Auxadi em Portugal foi bastante pacífica, não existiu o choque cultural que tivemos, por exemplo, em alguns países da América Latina, onde temos escritórios e atividade. A mesma cultura, a proximidade da língua, aliada à experiência na prestação dos mesmos serviços, fez da integração da Auxadi no mercado português um grande sucesso. Relativamente aos serviços que prestamos, e principalmente nos serviços de contabilidade, os mesmos são assegurados pelos nossos profissionais, que são contabilistas certificados, atividade que se encontra devidamente acreditada e regulada há vários anos, em contraste com Espanha, que começa agora a dar os primeiros passos rumo à certificação neste âmbito.

Como é que ficou ligado ao projeto?

Integrei a equipa da Auxadi no final de outubro de 2013. Já conhecia a empresa e o seu CEO [chief executive officer] havia alguns anos, dado que desde da anterior empresa onde trabalhei efetuámos um projeto para um cliente que era comum a ambas as empresas. Posteriormente surgiu a oportunidade de liderar o escritório da Auxadi em Lisboa, o que me pareceu uma excelente oportunidade. Decidi aceitar o desafio.

Onde se integra a gestão de recursos humanos nos vossos serviços?

A gestão de recursos humanos está sempre presente, começando pelo facto de um dos serviços que a Auxadi presta aos clientes ser consultoria de recursos humanos, na ótica de processamento salarial e apoio na contratação, mas acima de tudo a gestão de recursos humanos está presente em cada um dos nossos colaboradores. O lema da empresa é «fazer a vida mais fácil aos nossos clientes», buscando a excelência em todos os processos, procuramos motivar os nossos colaboradores, em cada dia, de maneira a que se sintam felizes e integrados. Felicidade, motivação e compromisso são três características fundamentais do perfil de todos nós. A retenção de talento na Auxadi é fulcral, de maneira a estarmos alinhados aquilo que melhor sabemos e gostamos de fazer: soluções BPO [business process outsourcing].

A que tipo de empresas se dirigem?

Os nossos serviços são essencialmente dirigidos a clientes multinacionais, com atividade na Europa e na América Latina, que procuram soluções integrais de valor acrescentado em matéria de contabilidade, fiscalidade e gestão de recursos humanos.

Que necessidades deteta maioritariamente nessas empresas, tendo em conta os vossos serviços?

As empresas multinacionais procuram a simplificação no seu processo de internacionalização, um único ponto de contacto, uniformização dos serviços prestados e coordenação integral dos serviços financeiros e administrativos nas várias filiais. Na Auxadi, a interlocução com os nossos clientes é assegurada pela figura do key account manager, como ponto principal de contacto, permitindo uma comunicação direta e centralizada. O investimento em tecnologia é essencial, para podermos otimizar os nosso processos internos e melhorar e conectividade com os clientes. Usamos a mesma plataforma em todos os escritórios, respeitando a normativa de cada jurisdição onde operamos.

O facto de terem uma matriz multinacional traz-vos algumas vantagens competitivas?

Sem dúvida. Muitos dos projetos que apoiamos em Portugal pertencem a clientes aos quais já prestamos serviços noutros países. O facto de procurarem um único meio de comunicação e a uniformização nos serviços que lhes são prestados em todos os países onde operam faz com que olhem para a Auxadi como o parceiro ideal para substituir o seu departamento financeiro nas várias jurisdições.

Que balanço faz do projeto em Portugal?

Ao fim de uma década e meia de experiência, o balanço da atividade em Portugal é muito positivo. Começámos com dois colaboradores e atualmente o escritório conta com uma equipa de cerca de duas dezenas de profissionais. No início havia apenas dois clientes, e atualmente contamos com uma carteira de mais de 100, o que nos aporta uma faturação de cerca de um milhão e meio de euros. Só nos últimos dois anos tivemos um crescimento de quase 45%, e já mudámos três vezes de instalações por força do crescimento e do reforço da equipa.

 

»»» João Belchior Fernandes é country manager da Auxadi em Portugal. A empresa, com mais de 35 anos de experiência no mercado (e mais de 15 em Portugal), assume-se segundo os seus responsáveis como «o parceiro de eleição de serviços de outsourcing, nos ramos de recursos humanos, contabilidade e fiscalidade». Os mesmos responsáveis assinalam que «a experiência e o recurso a práticas de gestão avançadas assim como a aposta em captar e reter o melhor capital humano são a base para a prestação de um serviço diferenciado».