Lavradores de Feitoria
Um dia no Second Home Lisboa

Inaugurado há pouco mais de um mês, o novo espaço de coworking de Lisboa prepara-se para receber mais um inquilino, a Lavradores de Feitoria. O produtor duriense vai levar a alma e a excelência do Douro ao Second Home Lisboa, aquele que é o núcleo da criatividade do momento. A estada é de apenas um dia e acontece a 19 de janeiro, uma quinta-feira.

Por Francisca Rodrigues

 

Numa prova comentada e em ambiente descontraído, os insiders do Second Home Lisboa vão ficar a conhecer a versatilidade e o potencial dos vinhos da Lavradores de Feitoria, bem como o trabalho que há 16 anos têm vindo a desenvolver nas três sub-regiões do Douro e nas margens do seu admirável rio. Também a nova identidade da Lavradores de Feitoria será tema de conversa.

Passeando pelo portefólio da empresa foram seis os vinhos eleitos, com destaque para o mais recente membro da Lavradores de Feitoria, o «Três Bagos Reserva Tinto» (de 2014). Trata-se de um vinho sedutor, cheio de fruta e marcado pela seriedade e pelo equilíbrio entre aromas, cuja segunda colheita acabou de ser lançada e que promete fazer jus às excelentes críticas que lhe têm sido tecidas. Com uma excelente relação qualidade/ preço, é uma proposta que marca pela identidade tão própria dos vinhos do Douro, e que promete não deixar nenhum dos presentes indiferentes.

Ainda da marca «Três Bagos», estarão o «Três Bagos 2015» e o «Três Bagos Sauvignon Blanc 2015», dois vinhos brancos de referência e com uma excelente aceitação pelo público. Se o primeiro resulta de um blend tipicamente duriense, o «Sauvignon Blanc» transporta-nos para as referências vínicas mundiais. Com um perfil internacional, mas com o Douro bem presente, esta é uma proposta monovarietal exuberante e muito frutada. Um vinho com notas tropicais que lhe conferem o equilíbrio necessário. Volumoso, tem um final agradável e persistente, sendo ideal para um final de tarde.

Porque os olhos também bebem e para alegrar a paleta de cores, não podia faltar um rosé, sendo o «Lavradores de Feitoria Rosé 2015», um vinho elegante e com um perfil mais internacional, outra das sugestões.

Os residentes do Second Home Lisboa vão também provar e comprovar a qualidade de dois dos vinhos de terroir da Lavradores de Feitoria. O sublime e harmonioso «Meruge Tinto 2014», que com o seu perfil internacional se distancia dos vinhos tipicamente durienses, e o Douro em garrafa na pele do «Quinta da Costa das Aguaneiras Tinto 2013». Se falamos em vinhos durienses este é certamente um dos melhores exemplos do que a região pode transmitir às suas vinhas. Intenso e de cor profunda, apresenta-se como um néctar exuberante onde predominam os aromas a fruta madura como a amora ou a ameixa. Rico e cheio, é uma sugestão repleta de notas aromáticas e uma acidez bastante equilibrada. Um vinho complexo com uma identidade bem demarcada, que pede um momento especial para ser apreciado.