Número 115, novembro de 2018

A edição de novembro da revista «human» destaca na capa a ligação entre dois mundos, o do desporto e o das empresas, a partir de uma entrevista com Ricardo Andorinho, certamente um dos melhores exemplos portugueses dessa ligação. Com uma carreira notável no andebol de alta competição, a formação académica no ISCTE, em gestão, e a criação da sua própria empresa, Ricardo Andorinho mostra como esses dois mundos lhe são familiares desde muito cedo. E a partilha que a entrevista constitui é tão mais importante se pensarmos no afã com que muitas empresas, sobretudo nos últimos anos, têm procurado colher no desporto ensinamentos para elas próprias melhorarem as suas atividades, os seus desempenhos, o bem-estar e a motivação das suas pessoas e, finalmente, os seus resultados.

Dois outros destaques são a presença da STEF Portugal, da área da logística do frio, na secção «Um Dia na Empresa» e um trabalho especial sobre contact centers, a propósito da vigésima edição do «Global Contact Center», da IFE by Abilways e da «Call Center Magazine», fazendo notar a importância da experiência e do foco no cliente.

 

Resumo da edição

– Editorial, António Manuel Venda

– Zoom: Múltiplos Olhares; Evento em Destaque («Porto RH Meeting»); Flash Interview (Rita Mourinha, da Seresco); In Loco (Mercer comemora 25 anos em Portugal)

– Primeira Opinião, Rui Carvalho

– Entrevista de Capa, Ricardo Andorinho

– Espaço Executivo, Retenção de talentos

– Um Dia na Empresa, STEF Portugal

– Crónica Coaching, Mais um desafio

– Entrevista, Pedro Branco, da Vantagem+

– Crónica Relações Laborais, Call to action

– Em Direto, Diogo Reis, da Bitsight

– Crónica Formação, Hard skills ou soft skills?

– Especial, Contact centers

– Crónica RH e Novas Tecnologias, Requisitos da tecnologia para a digitalização do talento

– Espaço RH: Em Síntese; Com Atitude… (José Duarte Dias); Livros; Legislação; Grandeza no Dia-a-dia (Mário Ceitil); Web; Agenda

– Lifestyle: Hotel (Golf Mar Vimeiro); Restaurante (SOMOS Restaurant & Lounge); Automóvel (Opel Grandland X/); Cinema; Teatro; Música; Leitura; Montra

– Última Página, António Souto

 

Para adquirir esta edição da revista «human», envie por favor um e-mail com o seu pedido (geral@human.pt). Se preferir assinar a revista, pode fazê-lo aqui.

 

 

Edições anteriores

 

 

Estatuto editorial

A revista «human» é uma publicação mensal de informação e conhecimento no domínio da gestão, com particular enfoque na gestão das pessoas nas organizações. Faz parte de um projeto mais amplo, o projeto «human», que começou a tomar forma no dia 17 de novembro de 2008 com a colocação on-line do respetivo portal.

A revista destina-se a cargos médios e superiores da gestão de recursos humanos, cargos de direção geral, financeira e jurídica em pequenas e médias empresas (PME), formadores e consultores, professores universitários e estudantes da área.

As opções editoriais da revista (que pertence a uma empresa privada, a Just Media) são definidas pelo diretor, em conjunto com um conselho editorial. Têm por base uma postura independente de orientações políticas, religiosas, culturais ou económicas, com respeito pela diversidade, consciência ética e responsabilidade social. Os conteúdos são produzidos por uma equipa jornalística e ainda por diversos colaboradores que têm como característica principal o facto de abordarem temas sobre os quais detêm um conhecimento marcado sobretudo pela ligação ao mundo das organizações.

A «human» tem uma preocupação especial em apresentar exemplos de boas práticas na gestão das pessoas nas organizações, sem que isso signifique que deixe de marcar a sua opinião crítica em relação àquilo que considere justificável. Apesar de vocacionada para o domínio da gestão, em especial para a gestão das pessoas nas organizações, tem também espaço para temas de âmbito cultural e de lazer.