Luminor 1950 Firenze 3 Days Acciaio – 47mm
Panerai cria relógio inspirado em Florença

Criado exclusivamente para os clientes da histórica boutique de Florença, o novo Luminor é dedicado à cidade na qual a Panerai foi fundada, com a caixa delicadamente gravada à mão e o movimento decorado com motivos típicos da iconografia florentina.

Texto: Redação Human

 

Durante mais de um século, a boutique Panerai, em Florença disponibilizou os seus preciosos relógios aos clientes e entusiastas na fantástica localização na Piazza San Giovanni, de frente para o Batistério e apenas a uns metros do Campanile de Giotto e do Duomo. Esta e outras obras-primas da capital toscana foram a fonte de inspiração para as decorações sofisticadas do Luminor 1950 Firenze 3 Days Acciaio (PAM00972), a nova criação com uma caixa delicadamente gravada à mão reservada para os clientes desta boutique histórica.

Cada um dos exemplares desta nova e exclusiva criação tem um carácter único, que surge do trabalho irrepetível realizado na caixa pelos mestres em gravuras. Assim como as gravuras da caixa, o novo Luminor 1950 Firenze 3 Days Acciaio também apresenta uma fascinante versão do movimento de corda manual P.3000, com uma reserva de marcha de três dias. O calibre é a versão P.3000/F, com pontes finamente gravadas em laser com motivos florentinos semelhantes àqueles que decoram a caixa e podem ser admirados através do fundo transparente do relógio.

A combinação de artesanato da caixa e a tecnologia relojoeira confere a este relógio uma forte personalidade, com inspiração e conteúdo da Panerai, mas decididamente original de um ponto de vista estético.

 

As gravuras da caixa

Como as incrustações que adornam as fachadas de mármore policromado das igrejas florentinas, as gravuras realçam a elegante geometria da caixa em aço polido de 47 milímetros (mm) de diâmetro, cobrindo a caixa e os dispositivos de pontes da proteção da coroa. As linhas criadas pelas competentes mãos de artesãos formam figuras geométricas que lhe conferem um conjunto harmonioso no qual os detalhes de grande significado simbólico sobressaem, tal como o lírio florentino, o emblema da mais importante cidade toscana desde o século XI.

Cada caixa exige uma semana de trabalho por parte de um artesão, um trabalho particularmente exigente dada a dureza do aço AISI 316L. Os motivos geométricos e florais são primeiramente desenhados com um contorno temporário de giz ou pós de magnésio e são, depois, gravados com o buril. As superfícies gravadas são cobertas de finas linhas paralelas que conferem profundidade ao desenho, acentuando os contrastes entre o claro e escuro. O mestre trabalha diretamente com o seu buril na caixa, daí que qualquer erro pode danificar o trabalho já realizado.

No mostrador preto, reforçado por um lírio e um acabamento satiné soleil que apanha e difunde a luz, criando efeitos surpreendentes e fascinantes, pode ler-se o nome «Firenze» gravado, ou seja Florença, a cidade na qual a Panerai foi fundada e que serviu de inspiração para este modelo. Como em muitas das criações da Panerai, a luminosidade do mostrador é aumentada pela estrutura em sanduíche: a luz da substância luminosa, que permite que a hora seja lida de noite, emerge através das aberturas correspondentes às figuras na parte superior dos dois discos sobrepostos que formam o mostrador.