Organizado por Luís Gonzaga, da FULL FILL, e Daniel Lança Perdigão, da UpSideUp, o «International Sketchnote Camp 2018» vai decorrer de 20 a 22 de setembro. São esperadas cerca de 200 a 250 pessoas, sendo que já estão cerca de 75 pessoas confirmadas.
A inscrição no evento pode ser feita aqui ou aqui. Até ao dia 31 de julho, o registo pode ser feito a preço reduzido.
Deixamos a seguir mais informações sobre o evento e a temática abordada.
O que são sketchnotes?
Sketchnote é o nome que o designer Mike Rohde deu às suas notas visuais. Notas que não incluem apenas texto, incluem também rabiscos, esboços ou desenhos. É possível que algumas pessoas utilizem esta técnica mas desconheçam que tem este nome. Os mapas mentais ou mapas conceptuais são exemplos de sketchnotes.
Por que é que os sketchnotes são importantes na formação e na consultoria?
Por três motivos:
1) a Teoria da Dupla Codificação de Paivio. Os sketchnotes utilizam ambos os sistemas (verbais e visuais);
2) o Efeito de Desenhar demonstrou que quando desenhamos memorizamos melhor o que queremos memorizar;
3) o cérebro compreende muito mais rapidamente uma imagem do que palavras (é caso para dizer que «uma imagem vale por mil palavras»).
Por estes motivos, quanto mais cedo formadores, consultores e restantes profissionais começarem a utilizar sketchnotes, mais eficaz será a comunicação e a compreensão.
Qual é o tema (e subtemas) do evento?
O tema do «International Sketchnote Camp» é «O Futuro da Visualização», com três subtemas: educação, business e sketchnote tech:
– a utilização dos sketchnotes na aprendizagem (ensino e formação) e como ensinar os alunos e formandos a fazerem os seus sketchnotes;
– como utilizar os sketchnotes em contexto empresarial, seja em formação, consultoria, comunicação interna ou gestão de projetos, entre outros;
– como aprender a fazer melhores sketchnotes.
Que sessões e oradores já estão confirmados?
O evento terá mais de 50 sessões.Por se tratar de um evento com o formato barcamp, parte das sessões serão decididas no próprio evento por iniciativa dos participantes. As seguintes sessões já estão pré-agendadas, devendo mais algumas sê-lo em breve:
– Mike Rohde, keynote speaker;
– Lorraine Kasyan, Make learning stick (educators who sketchnote);
– Makayla Lewis, Live sketchnote-a-long;
– Mauro Toselli, The xLontrax Theory of Sketchnote;
– Andrea Brücken, How to Use Visuals in Storytelling;
– Rob Dimeo, How sketchnotes made work (just a little bit more like play).
Por que o evento é importante para a formação e a educação?
Será uma oportunidade única de aprender mais sobre esta forma de aprender, comunicar e organizar ideias, de conhecer pessoas de todo o mundo que já fazem parte desta comunidade, e também de integrar estas práticas no seu dia-a-dia. É a segunda edição deste evento, a primeira em Portugal.
Qual é o público alvo?
Pelos temas que serão abordados, o evento será muito útil para formadores, consultores, professores, gestores de projeto e ainda pessoas ligadas à comunicação, a marketing e a vendas.
Dois vídeos sobre o evento abaixo.