Número 109, abril de 2018

A edição de abril da «human» é especial, apresentando um dossier sobre o tema «Empresas de excelência para trabalhar em Portugal». Pelo nono ano consecutivo, a revista volta a sair do seu alinhamento, interrompendo a grande maioria das secções e também a participação de diversos cronistas, para tratar o tema.

Este ano são três as iniciativas que servem de ponto de partida para o dossier: «Top Employers», estudo internacional promovido pelo Top Employers Institute; ranking «100 Melhores Empresas para Trabalhar», da revista «Exame» em colaboração com a consultora everis e a escola de negócios AESE; e «Índice da Excelência», da Neves de Almeida | HR Consulting em parceria com o INDEG-ISCTE e as revistas «Human Resources Portugal» e «Executive Digest». De entre todas as empresas, mais de uma centena, foram selecionadas 13, a que se juntam três escolhas «human»; do total das 16, são apresentados os respetivos casos, no seguimento de entrevistas com os seus responsáveis e da recolha de dados de cada uma.

 

 

Para adquirir esta edição da revista «human», envie por favor um e-mail com o seu pedido (geral@human.pt). Se preferir assinar a revista, pode fazê-lo aqui.

 

 

Resumo da edição

 

– Editorial, António Manuel Venda

– Zoom: Múltiplos Olhares; Aniversário (B-Training, Big Experience); Flash Interview (Filomena Chainho); Dicas (Atração e retenção de talento); Emprego (Oportunidades no Mundo Marriott); Estudo («ManpowerGroup Employment Outlook Survey»); Responsabilidade Social (CBRE renova lar para crianças e jovens); Inovação («Agenda para a Inovação e Empreendedorismo Social em Portugal»)

– Primeira Opinião, José Bancaleiro

– Dossier Especial, «Empresas de Excelência para Trabalhar em Portugal»

. Banco Santander Totta

. CA Seguros

. Cofidis

. Connect Services

. Cushman & Wakefield

. DHL Express

. DXC

. Edge

. Grupo Bernardo da Costa

. Hilti

. Kühne + Nagel

. McDonalds

. NUCASE

. Samsys

. Sendys Group

. Vila Galé Hotéis

– Espaço RH: Em Síntese; Legislação; Livros; Web; Agenda; Grandeza no Dia-a-dia (Mário Ceitil)

– Lifestyle: Restaurante (Sushisan); Automóvel (Mercedes-AMG GT Coupé 4 Portas); Cinema; Teatro; Música; Leitura; Montra

– Última Página: António Souto

 

 

Edições anteriores

 

 

Estatuto editorial

A revista «human» é uma publicação mensal de informação e conhecimento no domínio da gestão, com particular enfoque na gestão das pessoas nas organizações. Faz parte de um projeto mais amplo, o projeto «human», que começou a tomar forma no dia 17 de novembro de 2008 com a colocação on-line do respetivo portal.

A revista destina-se a cargos médios e superiores da gestão de recursos humanos, cargos de direção geral, financeira e jurídica em pequenas e médias empresas (PME), formadores e consultores, professores universitários e estudantes da área.

As opções editoriais da revista (que pertence a uma empresa privada, a Just Media) são definidas pelo diretor, em conjunto com um conselho editorial. Têm por base uma postura independente de orientações políticas, religiosas, culturais ou económicas, com respeito pela diversidade, consciência ética e responsabilidade social. Os conteúdos são produzidos por uma equipa jornalística e ainda por diversos colaboradores que têm como característica principal o facto de abordarem temas sobre os quais detêm um conhecimento marcado sobretudo pela ligação ao mundo das organizações.

A «human» tem uma preocupação especial em apresentar exemplos de boas práticas na gestão das pessoas nas organizações, sem que isso signifique que deixe de marcar a sua opinião crítica em relação àquilo que considere justificável. Apesar de vocacionada para o domínio da gestão, em especial para a gestão das pessoas nas organizações, tem também espaço para temas de âmbito cultural e de lazer.