PTC mostra perspetiva do mundo laboral a estagiários

Em parceria com faculdades portuguesas, a empresa de formação e consultoria PTC – Paula Tomás Consultores, está a abrir as portas para a formação de estudantes universitários. Alunos de psicologia, recursos humanos e ciências de educação são alguns dos exemplos de estudantes que têm passado pela empresa, num regime de estágio que potencia as suas capacidades e os ensina, sobretudo, a lidar com o mundo do trabalho.

Com protocolos estabelecidos com faculdades portuguesas, como o ISCTE, o ISPA e a Lusófona, entre outras, a PTC tem recebido alunos de vários cursos, que se enquadram na sua área de trabalho, com o principal intuito de formá-los e permitir que tenham um contacto mais direto com as experiências do mundo atual de trabalho. Não são apenas estagiários para as tarefas mais fáceis, mas também para aquelas que exigem mais empenho, acompanhamento e resultados reais, para que estes não saiam da empresa despreparados, mas sim prontos para trabalhar e serem, potencialmente, excelentes profissionais.

Petra Silva, estagiária da PTC e estudante do mestrado «Psicologia Social e das Organizações» do ISCTE, referiu: «A empresa oferece muita autonomia ao estagiário, o que é bom numa primeira fase de aprendizagem. Muitas vezes, temos de ser autodidatas e sobre pressão isso tem sido uma boa escola.»

A PTC procura responder às principais necessidades dos estagiários, disponibilizando um consultor para acompanhar e ensinar os alunos sobre as várias vertentes que existem nas áreas da consultoria e da formação, e para muitos esta é uma metodologia adequada às suas necessidades.

Gonçalo Vareta, também estagiário da PTC e estudante do mestrado «Psicologia Social e das Organizações» do ISCTE, assinalou por sua vez: «A PTC dá-nos uma perspetiva não só de um estágio, mas sobretudo de como é o mundo do trabalho. Por isso, considero que é um estágio, mas também que estou a trabalhar, pois não é um estágio como alguns dos meus colegas; eles estão a acompanhar processos, enquanto eu considero que estou dentro dos processos.»

Formar pessoas continua a ser a principal função da PTC. Assim, ao longo de todo o ano a empresa recebe estagiários de várias faculdades, com o objetivo de ensiná-los através da experiência a lidar com um futuro que não é distante.