Mundo automóvel
50 anos num minuto, com a SEAT

O mundo automóvel passou por uma evolução vertiginosa nas últimas décadas, desde o design até à exportação e à produção. O mesmo número de carros que antes demoravam um dia inteiro, fazem-se agora em apenas três minutos. De dois anos de espera para se receber um 600 passou-se a poder comprar um carro em 10 minutos com cinco clics.

Texto: Redação Human

 

De imagens a preto e branco para vídeos em 4k. Do fax para aplicações móveis. Vinil versus mp3. A sociedade evoluiu imenso nos últimos 50 anos, mas como mudou o mundo automóvel? A SEAT ajuda-nos com estão alguns exemplos bem ilustrativos.

 

Da borracha à realidade virtual

Um centro de design e desenvolvimento hoje em dia não se assemelha aos dos anos 60 e 70 do século passado. As bússolas, as borrachas e as mesas longas com planos infinitos deram lugar a tablets, óculos de realidade virtual e telas flutuantes. «Graças à realidade virtual, agora podemos validar o design a 90% sem ter de modelar peças», afirma Manel Garcés, responsável de visualização e processos de design digital da SEAT.

 

De cinco a 2.400 carros por dia

Quando a SEAT iniciou a sua primeira fábrica na Zona Franca (1950), cinco carros foram produzidos num dia inteiro. Atualmente, mais de 2.300 carros saem da fábrica de Martorell por dia. Por outras palavras, hoje são produzidos em três minutos os mesmos carros que eram produzidos antes num dia inteiro. Esta evolução permitiu colocar um país inteiro em movimento. Na década de 1950, havim 3,1 carros por mil habitantes em Espanha, comparativamente com os 480 por mil habitantes hoje.

 

De um processo manual a mais de 2.000 robots

No início, os robots eram pura ficção científica. Um exemplo ilustra esta evolução. Nos anos 60 e 70 dos século passado a pintura dos carros era feita de forma completamente manual. Hoje, 84 robots aplicam finas camadas numa cabine e um scanner de última geração verifica a uniformidade da superfície em 43 segundos. Há uma corrida tecnológica que é demonstrada nos mais de 2.000 robots da área de chapa e nos 125 robots autónomos nas zonas 9 e 10 da montagem. Todos eles coexistem diariamente com os mais de 7.000 empregados da fábrica de Martorell.

 

De trabalhar a 40 graus a um avatar biomecânico

Sem ar condicionado, a baixas temperaturas no inverno e com quase 40 graus no verão. Eram assim as condições de trabalho numa fábrica há meio século.  Hoje, as plataformas estão preparadas para manter uma temperatura constante e têm os últimos avanços em ergonomia para evitar lesões. Por exemplo, no Centro de Saúde e Reabilitação (CARS), em Martorell, são criados avatares biomecânicos que simulam em realidade virtual os movimentos dos trabalhadores da linha para melhorar a ergonomia.

 

De Bogotá a Sydney

Em 1965, a exportação de carros era uma quimera para a SEAT. De forma simbólica, vários aviões foram carregados com modelos da marca destinados à Colômbia. Foi apenas em 1983 que as exportações se tornaram mais consistentes, com a comercialização do Ronda nos Países Baixos. Em 2018, a SEAT exportou 80% dos 474.300 carros fabricados em Martorell. Se fossem alinhados em fila, poderiam ligar Barcelona a Sydney.

 

De dois anos de espera a cinco cliques

A compra de um veículo também mudou tremendamente. Antes, os concessionários eram o único ponto de contacto com as marcas. Hoje, 71% dos compradores consultam fontes de informação on-line antes de irem para um ponto de venda. Mas há mais. Em meados da década de 1960, o tempo de espera para comprar um SEAT 600 era de dois anos. Atualmente, um veículo pode ser comprado em apenas 10 minutos com cinco clics, como no caso do projeto de compra on-line que a SEAT implementou na Noruega.

 

A SEAT

A SEAT é a única companhia no seu sector com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell (Barcelona), exportando 80% dos seus veículos e estando presente em mais de 80 países dos cinco continentes. Em 2018, vendeu 517.600 automóveis, o maior registo nos 68 anos de história da marca.

Emprega mais de 15.000 profissionais nos seus três centros de produção (Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell), onde fabrica o Ibiza, o Leon e o Arona. Adicionalmente, produz o modelo Ateca e o Toledo na República Checa, o Tarraco na Alemanha, o Alhambra em Portugal e o Mii na Eslováquia.

A multinacional espanhola tem um centro técnico que se configura como um núcleo de conhecimento que integra cerca de 1.000 engenheiros que têm como objetivo impulsionar a inovação do maior investidor industrial em investigação e desenvolvimento (I&D) em Espanha.

De assinalar ainda que a SEAT disponibiliza a mais recente tecnologia de conetividade na sua gama de veículos e está empenhada num processo de digitalização global da sua organização para impulsionar a mobilidade do futuro.