A Perfumes & Companhia (P&C) está presente no mercado português há quase 30 anos, sendo atualmente a insígnia líder de retalho de beleza em Portugal. É uma cadeia que se caracteriza pela capilaridade de lojas no território nacional, contando com 131 pontos de venda físicos e uma loja on-line.
Texto: Redação «human» Fotos: DR/ DeF
Em 2025, a Perfumes & Companhia lançou o projeto P&C2030, com o qual «pretende reforçar esta liderança através de seis grandes eixos: digitalização, formação, modernização da rede de lojas, expansão da dermocosmética, otimização logística e comunicação mais próxima do cliente, salvaguardando o que a caracteriza: o aconselhamento de excelência», assinala Vanessa Neves, Chief People Officer da empresa.
A Perfumes & Companhia conta com cerca de 950 colaboradores nas suas lojas e 140 integrados nas equipas de logística e de back-office. A responsável diz que sempre têm procurado «pessoas com orientação ao cliente, adaptabilidade, curiosidade/ gosto por aprender e sentido de serviço», e ainda adianta: «Valoriza mos igualmente uma boa atitude, sentido de responsabilidade e motivação para trabalhar em equipa. Em troca, oferecemos oportunidades de desenvolvimento (100% das nossas chefias operacionais iniciaram a sua carreira como conselheiras de beleza), formação constante e a possibilidade de integrar uma organização onde cada função tem impacto direto na experiência do consumidor.»
Em relação à diversidade de gerações no mundo do trabalho e à realidade da Perfumes & Companhia, Vanessa Neves refere que «todas as gerações têm os seus desafios, sobretudo quando convivem em contextos de trabalho relativamente pequenos, como os pontos de venda, com forte interdependência entre os seus elementos e pressão diária para resultados». Mais: «Temos a felicidade de admitir, com alguma frequência, colaboradores de várias gerações e percebemos que provavelmente os mais jovens tendem a procurar ambientes mais flexíveis e maior alinhamento com o seu propósito e o equilíbrio pessoal-profissional, enquanto os mais seniores trazem estabilidade, forte orientação ao cliente e maior maturidade emocional. É uma realidade que nos motiva a manter o foco na criação de processos de integração que respeitem estas diferenças e promovam equipas intergeracionais complementares.»
«As pessoas», diz Vanessa Neves, «serão sempre o maior desafio: pela sua imprevisibilidade, pela capacidade de surpreender e de ultrapassar barreiras quando trabalham juntas», e acrescenta: «Sabemos que a experiência que proporcionamos ao cliente que nos visita tem de ser única e nada substitui o toque humano do aconselhamento. Já a tecnologia, na opinião da responsável, «permite alcançar, com maior rapidez e amplitude, os resultados a que nos propomos, e a digitalização está a transformar o retalho a grande velocidade, exigindo novas competências e uma maior agilidade organizacional». Outros temas que têm estado em foco nos últimos anos, «e que continuarão protagonistas nos próximos, faz notar, são «a retenção de talento, a sustentabilidade das operações e a capacidade de responder a consumidores cada vez mais exigentes e informados».
«A Perfumes & Companhia é uma insígnia que se assume como um verdadeiro caso de sucesso, e uma das razões está na excelência das pessoas que a constituem», assinala Vanessa Neves.

Perspetivar os próximos anos
Em 2025 foi lançado um rebranding da marca Perfumes & Companhia. Vanessa Neves fala de «uma reflexão profunda do que se queria ver espelhado para o consumidor enquanto referência de beleza», e detalha: «O projeto P&C2030 tem a ambição de alargar a oferta de produtos e serviços num novo conceito de loja, respondendo às necessidades de um maior número de clientes através de uma panóplia de soluções nesta área. O rebranding da marca teve também o mérito de nos fazer pensar nos nossos valores internamente. O que nos faz sentido enquanto organização? Qual é o nosso propósito? Que marca queremos deixar para o futuro e de que forma nos tratamos uns aos outros ‘dentro de casa’. Esta foi, talvez, a reflexão mais marcante da empresa nos últimos tempos e que, estamos certos, irá ecoar nos próximos anos.»
Desde há alguns anos que a empresa tem um programa de mentoria no ponto de venda. «Junta pares de colaboradores, no sentido da aprendizagem e da partilha de conhecimento, com grande impacto no desenvolvimento de ambos», explica a responsável, adiantando ainda: «O objetivo é garantir o acompanhamento de alguém mais experiente em determina do eixo (perfumante, tratamento ou maquilhagem) a um colega mais jovem ou menos conhecedor. O que é interessante neste programa é que a ‘juventude’ do mentorado não está, obrigatoriamente, relacionada com a sua idade, mas com a experiência de venda ou o conhecimento de produto, o que significa que, nalguns casos, temos pares constituídos por mentores mais jovens, em idade, e mentorados seniores. Esta dinâmica não só tem trazido grandes resultados práticos, como fortalece as relações entre colegas, melhorando o contexto de trabalho, o compromisso e o sentido de pertença à organização.»
A finalizar, Vanessa Neves salienta que «a Perfumes & Companhia é uma empresa 100% portuguesa que se dedica à beleza há quase 30 anos e que tem definido muitas das tendências deste sector no mercado nacional». Fala de «uma marca assente em três pilares – inovação, qualidade e confiança dos consumidores –, uma marca que se carateriza pela forte proximidade com o cliente, que a tem reconhecido como Love Brand nos últimos anos». Ou seja: «É uma insígnia que se assume como um verdadeiro caso de sucesso, e uma das razões está na excelência das pessoas que a constituem e que aqui encontram uma realidade que aposta no seu desenvolvimento, na aprendizagem e no bem-estar.»
.
»» DESTAQUES
100%
Todas as chefias operacionais (responsáveis de loja e supervisores) foram admitidas na empresa como conselheiros pessoais de beleza, progredindo a partir daí para os atuais cargos de gestão.
10
Outro número que espelha bem a realidade e a cultura da Perfumes & Companhia é a média de antiguidade na empresa, que se situa nos 10 anos. «O retalho é um sector muito duro ao nível das condições de trabalho (presencial, rotação de horários, relação com o cliente, pressão de resultados…), e poder contar com uma média tão elevada na antiguidade dos nossos colaboradores é algo que nos enche de orgulho», salienta Vanessa Neves.
.
»» DISTINÇÃO
– «Empresa de Excelência para Trabalhar em Portugal», da revista «human»

.
»» A EMPRESA
Perfumes & Companhia
Sede: Oeiras
Atividade: Comércio a Retalho de Produtos e Serviços de Beleza
Número de colaboradores: cerca de 1.100
Média de idades: 39 anos
Antiguidade média: 10 anos
Colaboradores em contacto com IA no trabalho: ND
