Nova regional general manager da Powerdot na Península Ibérica

A Powerdot, operador português com posição de destaque em carregamento de veículos elétricos em espaços comerciais, nomeou Laura Gonçalves (na foto) como responsável pela operação ibérica, passando a liderar o negócio em Espanha e Portugal.

Nos últimos três anos, Laura Gonçalves conduziu a expansão da Powerdot em Espanha, triplicando a rede de pontos de carregamento e consolidando a presença da empresa no país. Nesta nova fase, terá como missão integrar as operações ibéricas, criar sinergias comerciais e operacionais entre os dois mercados e acelerar a execução regional.

Laura Gonçalves iniciou a sua carreira na McKinsey, tendo depois participado no lançamento da Uber e da Uber Eats em Portugal e, mais tarde, integrado a equipa da Amazon, onde se dedicou ao desenvolvimento do retalho e das operações do marketplace. Na Powerdot, desempenhou um papel determinante no crescimento do negócio em Espanha, tornando-o num dos mercados mais estratégicos da empresa.

Esta transição assinala também um novo capítulo na carreira de José Maria Sacadura, cofundador da empresa e até aqui general manager em Portugal, que assume agora o cargo de chief development officer (CDO). Nesta nova posição, José Maria Sacadura irá concentrar-se no desenvolvimento de parcerias comerciais com os principais fabricantes automóveis presentes na Europa.

Enquanto um dos quatro cofundadores da Powerdot, José Maria Sacadura foi responsável por desenvolver a operação em Portugal desde o zero, alcançando cerca de 550 localizações e mais de 2.100 pontos de carregamento, fazendo da Powerdot o maior operador independente de pontos de carregamento rápido e ultrarrápido em Portugal.

Laura Gonçalves partilha: «Ao reunirmos Espanha e Portugal sob uma única liderança, vamos tirar partido da posição da Powerdot como o maior operador independente de carregamento na Península Ibérica para acelerar a execução em toda a região. Trata-se de dois mercados fortemente interligados, onde muitos dos nossos parceiros já operam além-fronteiras. Gerir Ibéria como uma única região permite-nos avançar mais rapidamente, operar de forma mais eficiente e construir parcerias mais fortes e consistentes. Em última análise, isto traduz-se numa melhor execução no terreno e numa experiência de carregamento mais fluida para os condutores de veículos elétricos em toda a península.»

Por seu turno, José Maria Sacadura refere: «Esta mudança reflete a maturidade da nossa operação ibérica e a ambição que temos para a próxima fase de crescimento. A Laura teve uma liderança excecional em Espanha e estou entusiasmado por poder dedicar o meu foco ao desenvolvimento estratégico da Powerdot junto dos nossos parceiros automóveis. A experiência de carregamento é um elemento-chave para uma transição para a mobilidade elétrica e estamos muito motivados para colaborar com as principais marcas automóveis presentes na Europa para oferecer uma experiência de excelência aos seus utilizadores.»

Finalmente, Luís Santiago Pinto, cofundador e chief executive officer (CEO) da Powerdot, afirma: «Contar com dois líderes desta dimensão na nossa equipa permite-nos assumir apostas ambiciosas e executar com base numa experiência comprovada. A transformação da experiência de carregamento de veículos elétricos só é possível através de uma colaboração estreita com os fabricantes automóveis e a capacidade do José Maria Sacadura para construir pontes de longo prazo dá-nos grande confiança na escala do progresso que temos pela frente. Ao juntar as equipas de Espanha e Portugal, a liderança de Laura Gonçalves irá amplificar o impacto da Powerdot na Ibéria, gerar uma economia de escala e apoiar a transição regulatória em Portugal.»

A Powerdot

A Powerdot é uma das principais operadoras de pontos de carregamento de veículos elétricos na Europa, com uma missão clara de acelerar a mobilidade sustentável. Com operações em Portugal, Espanha, França, Bélgica e Polónia, a empresa já arrecadou mais de 465 milhões de euros em capital próprio e dívida para expandir a sua rede e contribuir ativamente para a transição energética. Atualmente, opera milhares de pontos de carregamento em locais estratégicos, promovendo um modelo acessível e eficiente para condutores e parceiros comerciais.

Scroll to Top