O Turismo de Lisboa aprovou por unanimidade o nome de António Valle (na foto) como novo diretor geral, num movimento que traduz uma aposta clara numa liderança com experiência sólida em estratégia institucional, políticas públicas e comunicação. Com mais de duas décadas de percurso em funções de elevada responsabilidade nos sectores público e privado, António Valle integra agora a associação que conduz a promoção e competitividade de Lisboa enquanto destino turístico.
António Valle sucede a Vítor Costa, que se reforma após um percurso determinante para a afirmação de Lisboa como destino turístico de referência, deixando um legado de elevado reconhecimento e projeção internacional.
«Assumo esta função com sentido de missão. Lisboa enfrenta desafios determinantes para o futuro do turismo e para a relação com residentes e visitantes. Quero contribuir para um modelo estratégico que una atratividade, sustentabilidade e qualidade de vida», afirma António Valle.
Ao longo da sua carreira, António Valle ocupou posições de relevo na Administração Pública e no sector privado. Desempenhou funções como chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, foi assessor da administração da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, com responsabilidade na implementação da comunicação estratégica e institucional, e integrou equipas governativas como assessor do primeiro-ministro e do ministro-adjunto no XIX Governo Constitucional.
No sector privado, exerceu atividade como consultor em reputação corporativa para empresas de sectores como banca, energia, distribuição, telecomunicações e imobiliário. É licenciado em Ciências da Informação, possui duas pós-graduações em Comunicação Empresarial e concluiu o mestrado em Ciência Política.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, sublinha a importância desta transição: «O trabalho de Vítor Costa deixou um legado notável, a quem agradecemos todo o seu contributo. A chegada de António Valle representa um novo impulso e assegura continuidade com renovação, num momento em que o sector exige visão e capacidade de coordenação institucional.»
A entrada do novo diretor geral marca o início de uma etapa que pretende fortalecer o posicionamento de Lisboa e aprofundar a articulação com os vários parceiros do sector, num contexto global em rápida transformação.
A Associação Turismo de Lisboa
Criada em 1997, a Associação Turismo de Lisboa (ATL) é uma entidade privada sem fins lucrativos com mais de 800 associados que se dedicam, no todo ou parcialmente, à economia do turismo da região, com a missão de promover Lisboa como destino turístico de excelência.
