Empresa com destaque mundial em consultoria, corretagem e soluções, a WTW apresentou os resultados do Barómetro WTW Seguro de Saúde 2025, estudo que analisa a evolução do mercado português de seguros de saúde, as tendências que moldam o sector e as decisões estratégicas das empresas para equilibrar custos, talento e bem-estar.
O estudo revela que, apesar de um abrandamento da inflação médica em Portugal (de 12% em 2024 para 8% em 2025 e uma projeção de 7% para 2026), o custo do benefício a nível do seguro de saúde continua a pressionar os orçamentos empresariais. Para responder, 70% das empresas já reajustam as suas apólices – seja aumentando copagamentos, incluindo novas coberturas ou revendo plafonds – numa tentativa de maximizar o ROI (return on investment) nos benefícios.
Entre os principais destaques surgem:
– Benefício fiscal: as empresas beneficiam de majoração de 20% em IRC nos gastos com seguros de saúde.
– Novos produtos e regulação: lançamento do Seguro de Saúde Padrão pela ASF, com enfoque em medicina preventiva e doenças graves.
– Digitalização: forte crescimento da telemedicina com impacto direto na redução de custos.
– Talento e experiência do colaborador: cresce a expectativa por benefícios flexíveis, personalizados e com foco em saúde mental e bem-estar financeiro.
– Medicina preventiva: aposta em check-ups, literacia em saúde e deteção precoce como resposta à maior complexidade das doenças.
«As empresas estão a ser chamadas a equilibrar custos com propósito: oferecer pacotes de benefícios competitivos para atrair e reter talento, enquanto controlam orçamentos cada vez mais pressionados. A saúde mental, a medicina preventiva e a digitalização assumem-se como eixos estratégicos para o futuro», afirma Alexandre Falcão, da WTW Portugal.
Já Pedro Nini de Oliveira, também da WTW Portugal, assinala: «Com base na experiência acumulada da consultora junto das maiores empresas nacionais e internacionais, o Barómetro reforça que a próxima fronteira dos benefícios será a integração entre prevenção, personalização e sustentabilidade. Os programas de bem-estar global assumem uma prioridade e importância fundamental.»
A WTW tem presença em mais de 140 países e mercados, recorrendo à sua visão global como multinacional e à experiência local dos seus profissionais para ajudar os clientes a moldar a sua estratégia, melhorar a sua resiliência organizacional, motivar as suas equipas e maximizar o seu desempenho.