Prémio Sonae Educação já tem 10 finalistas

O futuro da Educação em Portugal vai estar em debate no próximo dia 21 de outubro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. É lá que serão conhecidos os projetos vencedores do Prémio Sonae Educação 2025, que atribui um total de 150 mil euros. Em paralelo com a cerimónia de entrega dos prémios, vai decorrer a conferência «Qualificação e Literacia: História de um divórcio?», onde se pretende criar um espaço de debate sobre a importância da aprendizagem contínua, a necessidade de políticas de requalificação profissional e o papel que a inovação pode desempenhar na valorização das competências dos adultos em Portugal.

Esta reflexão parte dos resultados do mais recente Inquérito às Competências dos Adultos, que avaliou a população entre os 16 e os 65 anos nos domínios da literacia, numeracia e resolução de problemas. Os dados revelam que Portugal se encontra abaixo da média da OCDE em todos estes domínios, com uma percentagem significativa de adultos nos níveis mais baixos de proficiência. O estudo mostra ainda que, embora os mais jovens apresentem melhores desempenhos, as competências tendem a decrescer em idade adulta, evidenciando a importância da aprendizagem contínua e da requalificação ao longo da vida.

Com 466 projetos submetidos, esta terceira edição é a mais concorrida de sempre e confirma o crescimento de um movimento nacional de inovação e inclusão pela Educação. Entre escolas, associações, startups e organizações sociais, foram avaliadas 437 candidaturas elegíveis. É deste número que surgem os 10 finalistas agora conhecidos.

«As desigualdades combatem-se pela educação. A forte participação nesta edição mostra que o país está empenhado em desenvolver projetos transformadores, que promovem inovação e inclusão na educação», afirma Daniel Fonseca, diretor de marca e comunicação da Sonae.

O Prémio Sonae Educação, com um valor total de 150 mil euros, vai distinguir os projetos mais inovadores e com maior impacto social e educativo. Além do financiamento, as equipas vencedoras terão mentoria e integração no ecossistema Sonae durante 12 meses, reforçando a sustentabilidade dos seus projetos.

O júri de 2025 é composto por Eulália Ramos Alexandre (Direção-Geral da Educação), Isabel Leite (EDULOG), Filipe Almeida (Portugal Inovação Social), Ricardo Marvão (Beta-i) e João Günther Amaral (Bright Pixel).

Um ano depois da distinção, os três vencedores de 2024 continuam a crescer e a ter impacto real nas escolas e nas comunidades. A Ciberescola reforçou o ensino de Português Língua Não Materna através de aulas digitais interativas, alcançando mais alunos e professores em todo o país. Hoje, a Ciberescola já colabora com 54 agrupamentos de escolas. A Teach For Portugal fortaleceu o programa de mentoria em escolas do Alentejo, através de oficinas de literacia financeira que capacitam os alunos para o futuro. Até ao momento, abrangeu 223 alunos, 14 turmas e 12 professores com este programa. E a MyPolis, com o projeto Agentes da Cidadania 2.0, usou a gamificação e a inteligência artificial (IA) para transformar as salas de aula em academias de participação cívica, dando voz ativa aos jovens nas suas comunidades. Com o Prémio Sonae Educação desenvolveu a nova versão desta ferramenta, que está pronta para ser testada em 50 turmas de escolas portuguesas.

Estes exemplos são a prova de que o Prémio Sonae Educação é mais do que um reconhecimento: é um catalisador de mudança, que apoia projetos com potencial de escalar, criar impacto social e inspirar novas formas de ensinar e aprender.

Finalistas

Os 10 finalistas de 2025 são os seguintes:

– ‘BORA Mulheres (Upskilling) Academia – HUBIP, Hub de Negócios de Impacto Português. Programa de capacitação gratuito e certificado para mulheres em situação de vulnerabilidade, promovendo inclusão digital e empregabilidade.

– Educação que Transforma – CADIn, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil. Modelo nacional de inclusão que garante acesso equitativo à intervenção especializada a crianças e jovens com PND.

– HÁBIL – Associação Pais e Amigos Habilitar. App digital inclusiva para crianças dos três aos seis anos, com e sem PND, que promove competências de leitura, escrita e matemática.

– Ler sem Barreiras – Agrupamento de Escolas Gil Vicente. Acesso inclusivo à leitura para alunos com dislexia severa ou perturbações do neurodesenvolvimento, através de eReaders adaptados.

– Nova Página – Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação de Braga. Plataforma digital gamificada, em codesign com jovens migrantes, que promove competências essenciais à inclusão e empregabilidade.

– Pontes de Voz – Mutualista da Covilhã. Ensino informal de português de conversação para migrantes adultos, em contextos do quotidiano, promovendo autonomia e integração.

– SIG vai à Escola (Olhos postos no território) – Lean Health Portugal. Projeto de literacia em dados e consciência territorial que cruza vivências dos alunos com dados públicos para mapear desigualdades.

– Skoola – Associação Música Skoola Artes e Cultura Urbana. Academia de música urbana que promove inclusão social de jovens vulneráveis através da educação artística.

– Technovation Girls – Associação EDruptiva. Programa internacional que capacita raparigas entre os oito e os 18 anos a desenvolver soluções tecnológicas com impacto social.

– TUMO – Centro de Tecnologias Criativas – Associação Topsail. Programa extracurricular gratuito que cruza tecnologia e criatividade, já com impacto em mais de 2 300 jovens.

A Sonae existe para criar impacto positivo duradouro nos negócios, nas pessoas, nas comunidades e no planeta. Enquanto gestora de um portefólio diversificado de negócios nas áreas de retalho, serviços financeiros, tecnologia, investimentos, imobiliário e telecomunicações, tira partido das suas competências e desafia-se a criar o futuro que queremos e de que precisamos. Cria hoje um amanhã melhor, para todos.

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