Mochila de Saúde Emocional, para prevenir burnout e ansiedade

Para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro), a Academia Transformar lançou a Mochila de Saúde Emocional, um recurso digital e gratuito que reúne oito ferramentas práticas para prevenir o burnout, reduzir ansiedade e recuperar o foco.

De acordo com um estudo do Laboratório Português dos Ambientes de Trabalho Saudáveis (LABPATS, 2023), cerca de 80% dos trabalhadores em Portugal apresentam pelo menos um sintoma de burnout. Entre estes, 63% revelam três ou mais sintomas, uma situação que afeta a saúde física, social e laboral. O estudo conclui que a intervenção na saúde mental e a prevenção do burnout devem ser uma prioridade para as empresas.

Filipa Jardim da Silva, psicóloga clínica, chief executive officer (CEO) e diretora da Academia Transformar, refere: «A saúde mental não é luxo, é estratégia. A mochila de saúde emocional surge como um contributo acessível e democrático, num contexto em que ferramentas preventivas são cada vez mais urgentes para enfrentar os desafios emocionais atuais.»

Inspirada em objetos do quotidiano, como o espelho (autoconsciência), a bússola (valores pessoais) ou o relógio de areia (gestão do foco), a mochila traduz conceitos científicos em metáforas visuais e exercícios simples, fáceis de aplicar no dia-a-dia, como exercícios de regulação emocional e foco, estratégias baseadas em ciência psicológica e prática clínica e inspirações visuais que funcionam como lembretes diários.

«“Criámos esta mochila como um recurso prático e inspirador. Acreditamos que pequenas mudanças, quando consistentes, têm um enorme impacto no bem-estar. Queremos que cada pessoa possa recorrer a estas estratégias sempre que necessário», afirma ainda Filipa Jardim da Silva.

A Mochila de Saúde Emocional pode ser descarregada gratuitamente aqui.

A Academia Transformar

A Academia Transformar reúne profissionais de saúde mental e saúde integrativa (psicologia, psiquiatria, nutrição, medicina funcional, entre outros), com a missão de descomplicar a saúde mental e levá-la a todos os contextos da vida: das empresas às famílias, dos jovens em início de carreira a líderes que querem inspirar equipas saudáveis. Aí, acredita-se que cuidar da mente deve ser simples e acessível, criando consultas, programas corporativos e recursos digitais que transformam ciência em ferramentas práticas para o dia-a-dia.

Scroll to Top